Mude seu plano de negócios e acompanhe o mercado

Inovação: a chave para sua empresa crescer mais que a economia

Em 2014 teremos novos desafios na economia com a realização da Copa do Mundo, eleições presidenciais e estaduais, avanço das privatizações da infraestrutura e aumento da inflação. A previsão do Fundo Monetário Internacional é de crescimento de 2,5% na nossa economia. No cenário internacional, continuará a recuperação econômica dos Estados Unidos e Europa e seus reflexos na economia global. O FMI aponta alta de 3,6% na economia global, 5,1% para os países emergentes e de 2% para os avançados.

As empresas desenvolvem seus orçamentos baseadas nas previsões de crescimento da economia. Se o crescimento esperado é de 2,5% no caso brasileiro, os orçamentos refletirão essa previsão. Então como fazer sua empresa crescer além das previsões da economia? A resposta é através da inovação.

Para crescer mais que a economia, você deve considerar entrar em novos mercados, produzir e comercializar novos produtos. Se você é fornecedor de produtos ou serviços para outras empresas, deve considerar entrar no mercado dos seus clientes e competir com eles.

Avalie simplificar seus produtos para atuar em mercados de baixo poder aquisitivo, mas que desejam ter produtos das classes mais favorecidas. Subtraia tudo o que for supérfluo nos produtos, deixando apenas o essencial.

Aproveitando suas habilidades e competência, avalie desenvolver produtos completamente novos para atuar em mercados inéditos. Se você trabalha na indústria, apure o que seria possível fabricar com suas atuais máquinas. Com certeza você descobrirá novas alternativas para aumentar seus lucros e evitar a ociosidade de pessoal e equipamentos, evitando a demissão de funcionários.

Busque mercados onde o crescimento é maior do que no Brasil e identifique países e regiões nas quais os consumidores tenham o mesmo perfil dos seus atuais clientes. Isso também é valido para algumas regiões de países desenvolvidos.

Mova-se. Revise seu plano de negócios frente as mudanças do cenário econômico nacional e internacional. Mantenha-se antenado em tudo que acontecer na economia e na política e avalie qual o impacto no seu negócio.

Tenha um próspero ano novo.