Quer inovar? Acabe com a seleção de pessoal através de currículos

Para inovar, você deve colocar desafios para pessoas que tenham visão holística, multicultural e intuição para capturar o novo. A equipe deve ter diversidade e, principalmente, sintonia com o novo negócio. Infelizmente, essas condições não se encontram analisando currículos. O empreendedor deve ir a campo para identificar essas pessoas.

Empresas já estabelecidas há muito tempo e com baixo índice de inovação apenas repõe pessoas que tem em seu histórico profissional experiência nas atividades que irão executar. Ou seja, apenas fazem a reposição de uma peça na sua engrenagem organizacional.

Essas empresas, normalmente, terceirizam o processo de seleção e recrutamento para empresas especializadas. Neste processo é definido o perfil técnico e de gestão do candidato e a partir de uma pesquisa nos currículos busca-se exatamente o perfil solicitado. Após a identificação dos candidatos é realizado alguns testes para avaliar os aspectos comportamentais e a seleção final fica por conta do gestor contratante.

Esse processo funciona bem e a máquina organizacional continua operando. No início é necessário um tempo de ajuste da nova peça e depois de adaptada passa a funcionar como o previsto. Caso haja um problema de ajuste nos três primeiros meses a peça é novamente substituída. Os recrutadores funcionam como mecânicos e compradores. Selecionam a peça de melhor qualidade pelo menor preço.

O problema, como em toda as máquinas, é quando ela se torna obsoleta não existe mais peças de reposição. Se insistir em continuar com a mesma máquina ela perderá a eficiência e deixará de funcionar.

O ideal é fazer, continuamente, upgrades na máquina organizacional. Os processos devem ser constantemente atualizados e melhorados. Os processos devem ser inovados.

Para isso, é necessário repensar o processo de seleção e recrutamento. A experiência deixa de ser relevante e deve ser priorizada a capacidade de inovação.

Dentro desse contexto, o processo de seleção e recrutamento deve ser feito pelos executivos da empresa. Eles devem ir a campo para buscar os melhores talentos.

A melhor maneira para encontrar as pessoas certas é através das redes de relacionamento. Uma indicação vale muito.

Vejo as empresas que possuem programas de trainee investirem tempo e dinheiro no processo de seleção e recrutamento. Seria muito mais fácil, menos oneroso e mais assertivo se pedissem indicações dos professores. Por experiência própria como professor e gestor, os trainees se comportam da mesma forma no trabalho e na escola.

Se quiser inovar, acabe com os currículos. Busque indicações na sua rede de contatos e com os professores das faculdades. É mais eficaz e mais barato.