Alguém duvida que a inovação é o caminho?

manufatura-melhoria-continua

A estabilização econômica do Brasil irá demorar mais do que gostaríamos. Mesmo que o governo encontre uma fórmula eficiente para acelerar o crescimento o mercado internacional está desaquecido. A China, nosso principal parceiro de commodities está desacelerando. A economia nos Estados Unidos vive de solavancos. Em 2016, acontecerá a troca de governo nos Estados Unidos e sabe-se lá qual o rumo que tomará. A Europa, esqueça por enquanto. Vamos deixa-los resolver seus problemas com os refugiados e acertar a economia. Nossos vizinhos da América do Sul irão crescer entre 2-4%, boas oportunidades para algumas empresas, embora não o suficiente para salvar a economia brasileira. Nesse cenário, a melhor alternativa é reduzir custos operacionais e desenvolver novos negócios criativos e sustentáveis.

Já que… teremos que reduzir custos é melhor fazer isso de forma inteligente, usando inovação sustentável. Ou seja, desenvolver novos processos reduzindo os impactos sociais e ambientais.

Usar geradores a diesel nos horários de maior tarifa elétrica reduz custos, porém aumenta a emissão de gases do efeito estufa. Melhor contratar energia renovável do mercado livre. Ao invés de cancelar os projetos de infraestrutura do Data Center da empresa, melhor migrar para um Data Center compartilhado. Antes de demitir centenas de funcionários, avalie com a prefeitura da sua cidade uma Parceira Público-Privada (PPP) para absorver o pessoal. Resolve um processo social, melhora a qualidade de vida dos cidadãos e ainda dá para ganhar dinheiro.

Ou seja, existem várias formas de sair ileso da crise, transformar a empresa para melhor, desenvolver novos negócios, manter o emprego, melhorar a imagem institucional da empresa e ganhar dinheiro.