Balance Scorecard (BSC) & Project Portfolio Management (PPM)

Muitas estratégias corporativas falham pela falta de capacidade de execução e pela falta de um gerenciamento de projetos efetivo e integrado. O BSC é uma técnica de acompanhamento do desempenho de estratégias corporativa largamente utilizada pelas empresas. O BSC reflete e estrutura as ações da empresa para atingir seus objetivos estratégicos através das seguintes perspectivas: financeira, clientes, processos internos e, aprendizado e crescimento. Algumas empresas incluem a perspectiva de sustentabilidade ambiental. Através de mapas estratégicos são definidas as inter-relações entre as ações das diferentes perspectivas, resultando em uma estratégia integrada e consistente. O desafio está em executar o plano estratégico composto por diversos projetos em diferentes áreas de negócios da empresa. Outro desafio é monitorar o impacto das correções estratégias nos projetos e avaliar se os projetos em execução e planejados estão em linha com as mudanças estratégicas.

Uma forma eficiente de gerenciar o BSC é através da gestão de portfólio de projetos (PPM). O PPM é um conjunto de métodos de análise e gestão de coletiva de um grupo de projetos com objetivos comuns. Os projetos são selecionados com base em critérios analíticos, associados aos objetivos organizacionais e na maximização dos resultados. O PPM é capaz de avaliar se os projetos em execução e planejados continuam efetivos após as mudanças de estratégias realizadas ao longo de um determinado período.

O uso combinado de BSC e PPM resultam no monitoramento efetivo das estratégicas corporativas e asseguram a execução dos projetos alinhados aos objetivos empresariais e suas mudanças em função de novas demandas de mercado ou requerimentos internos.