Como executar as tarefas de forma mais eficaz

Executar tarefas de forma eficaz é fator de sucesso para a sua qualidade pessoal. Fazer as tarefas com qualidade superior cria novas oportunidades para promoções, para tarefas mais desafiadoras e mais estimulantes.

Para começar assegure-se que você entendeu claramente a tarefa que lhe foi designada. Entenda quais os resultados devem ser atingidos e os impactos se a tarefa não for concluída no prazo. Informe-se quais as pessoas estão envolvidas no projeto e quais seus stakeholders. Se for uma tarefa simples repita-a para o seu chefe. Se for uma tarefa complexa escreva-a e peça para o seu chefe aprovar. Verifique as datas de entrega e os recursos que você tem a sua disposição. Não aceite prazos irreais. Cumpra os prazos que você negociou.

Certifique-se ter compreendido até onde vai a sua responsabilidade e sua autoridade. Negocie com seu chefe quais as tarefas que você pode executar sem precisar consulta-lo. Quais as tarefas que você pode realizar e relatar depois para ele e aquelas tarefas que você só poderá iniciar com a aprovação dele.

Assegure-se que você terá ajuda do seu chefe em caso de problemas. Peça a ele que lhe encaminhe todas as informações sobre acontecimentos que possam influenciar na execução da sua tarefa.

Caso suas novas atribuições prejudicam outras tarefas comunique ao seu chefe e redefina as prioridades. Chegue a um consenso com o seu chefe.

Faça um planejamento para a execução da tarefa e procure imaginar o poderia dar de errado. Se surgirem problemas, verifique se você tem autoridade para resolvê-los, sem não peça ajuda ao seu chefe. Pergunte ao seu chefe quem pode tomar as decisões na ausência dele.

Evite perder tempo. Se o volume de trabalho for menor que sua capacidade de realização peça mais tarefas para o seu chefe. Planeje o seu ritmo de trabalho e a sequência de execução das tarefas.

Pergunte ao seu chefe como ele gostaria de se atualizar sobre o andamento das tarefas que você está realizando. Adquira o hábito de comunicar ao seu chefe quando concluir uma tarefa.

Verifique a qualidade das tarefas que você está executando. Certifique-se que o nível de qualidade é superior. Exija mais de você mesmo.

Se você cometeu um erro, admita-o. Corrija os erros e aprenda com eles e tente não repeti-los.

Seja comprometido. Quando assumir uma tarefa, faça sua parte e ajude seus colegas a realizar as deles. Se você não estiver satisfeito com as atitudes de seu chefe ou de seus colegas, fale com eles, não sobre eles.

Elogie seu chefe e seus colegas. Agradeça por demostrarem confiança no seu trabalho. Agradeça as pessoas que o ajudaram a realizar a tarefa.

Peça mais responsabilidades ao seu chefe, caso se sinta apto a assumi-las. Mostre através do histórico de suas realizações que você está em condições de assumir tarefas mais complexas e desafiadoras.

Realize mais.