Consumidor: empoderado ou indefeso?

A Salesforce, empresa de software na área de CRM, lançou o Saleforce Einstein, uma iniciativa de inteligência artificial (IA). Imaginem uma empresa com expertise em gerenciamento de clientes com uma ferramenta de IA! Isso coloca nas mãos das empresas um poder de informação sobre seus clientes inimaginável. Saberão mais sobre o comportamento individual dos clientes do que eles próprios. Isso permitirá abordagens personalizadas e analises preditivas, ou seja, as empresas saberão antes o que os indivíduos farão. Com isso, muda aquela ideia que o “Cliente é o Rei”, uma vez que ele poderá ser facilmente manipulado.

Hoje com a ajuda de ferramentas de IA, os advogados americanos já conseguem prevê a decisão dos juízes com um excelente grau de certeza, baseado no histórico das decisões. Provavelmente, os juízes desconhecem suas lógicas de decisão, porém os softwares de IA conhecem.

O fato é que os clientes estão indefesos contras as estratégias de marketing baseadas em IA. Como mudar o jogo? Difícil. Em mundo digital, com transações via bancos, cartões de crédito, informação de CPF nas compras, redes sociais, blogs, etc. é quase impossível se proteger das análises avançadas e preditivas dos nossos dados. Talvez, a alternativa seja o escambo.

A serviço Salesforce Einstein reúne-se aos serviços da Google, Amazon, IBM e Microsoft. Os ambientes Cloud Computing reduzem os custos desses serviços, além da concorrência, permitindo que qualquer empresa possa implantar esses serviços. Logo, os clientes serão analisados, literalmente, por todas as empresas, uma vez que aquelas que não entrarem nessa onda desaparecerão.