Outdoor opera com energia eólica e solar

Um painel da empresa japonesa Ricoh Company de três metros de altura e doze de largura foi instalado em Londres utilizando energia eólica e solar. São 96 painéis solares e cinco turbinas eólicas individuais gerando energia.  A iluminação do painel depende da energia que foi armazenada ou gerada. A Ricoh já instalou um painel de energia solar na Times Square, em Nova York (EUA). Em 2011 instalou mais duas placas, uma solar em Sidney, na Austrália e esta com as duas fontes de energia.

A iniciativa faz parte do projeto da empresa em gerar energias alternativas. Ao longo dos anos, várias ações foram introduzidas para que o Grupo Ricoh alcance sua meta de reduzir seu impacto ambiental em 87,5%, em relação aos níveis de 2000, até 2050.

Se por um lado a empresa adota uma política correta de conservação de energia na divulgação de sua marca, por outro lado avança na poluição visual do meio ambiente. Felizmente, a cidade de São Paulo adotou uma política de restrição a poluição visual e devemos, se a regulamentação continuar, ficar sem essa inovação tecnológica.