PME: É seguro armazenar todos os dados na nuvem?

Armazenar dados na nuvem (cloud storage) é tão ou mais seguro do que manter os dados em servidores ou computadores pessoais próprios. Em muitas situações é mais seguro porque muitas PMEs não possuem uma estratégia robusta de armazenamento ou backup de dados. Manter os dados na nuvem possibilita o compartilhamento de forma segura entre várias pessoas da organização através da Internet. Associado a essa questão está a tecnologia VDI (virtual desktop infrastructure), onde tudo está na nuvem, incluindo os softwares. A vantagem é poder trocar de equipamento e continuar acessando seus dados e software na nuvem. Em caso de roubo de notebook, o ladrão só leva o hardware.

O mercado de armazenamento de dados na nuvem deve crescer 26% nos próximos anos, segundo algumas empresas de pesquisa. Os provedores de serviços estão se preparando para esse crescimento expandindo e construindo novos datacenters. Os provedores mantém altos padrões de segurança e processos de gerenciamento robustos para garantir a integridade dos dados. Isso é comprovado pelas auditorias de certificação que são submetidos.

Para as PMEs o armazenamento de dados na nuvem livra as empresas de processos técnicos complicados que não fazem parte do seu negócio. Alias, a competição no mercado é tão forte que não vale a pena desviar a atenção com atividades que não agregam valor ao negócio e que podem ser entregues a empresas especializadas. No final do dia acaba saindo mais barato.

Obvio, que a escolha certa do provedor de serviços é fundamental para garantir o nível de serviço e a integridade dos dados. Antes de se decidir por um provedor busque informações, recorra a associações de usuários ou consultores para auxiliá-lo na escolha.