Fóruns

Notifications
Clear all

5 ações importantes na gestão da segurança cibernética nas empresas

Eduardo Fagundes
(@admin)
Membro Admin

Faça análise de risco: é essencial conhecer as deficiências que a organização tem em termos de cibersegurança. As vulnerabilidades ocorrem quando há uma ameaça que tem consequências negativas para os sistemas de informação da empresa. Recomendo o uso do C-FMEA (Cyber Failure Modes Effects Analysis). A análise de efeitos dos modos de falha de software pode ser estendida para cobrir os problemas de design e codificação que afetam tanto a confiabilidade quanto a vulnerabilidade.

Atualize o sistema de cibersegurança: é essencial aplicar as atualizações de software, pois elas implementam melhorias de software e firmware periodicamente, a fim de manter sua operação estável, reparar falhas, erros e vulnerabilidades. É na identificação e anúncio de uma atualização de software que os hackers se desenvolvem ataque para aproveitar a falha e invadir os sistemas daquelas empresas que tardam em implementá-las. 

Use processos de segurança eficazes: não existe sistema de segurança que torne o ambiente totalmente seguro. Desta forma, é importante ter processos, apoiado por software, que detecte uma invasão e possibilite tomadas de decisões rápidas para acionar os procedimentos de resposta à incidentes.

Treine o pessoal interno: treine todos os funcionários em questões de segurança que garantam uma compreensão sólida do cenário de ameaças, sensibilizando-os a tomar medidas preventivas e evitando colocar em risco informações confidenciais da empresa. O objetivo principal é torná-los cautelosos e evitar erros que possam gerar sérias consequências na organização.

Contrate ferramentas e forme especialistas: é essencial ter profissionais competentes e qualificados de cibersegurança para planejar, organizar priorizar as ações de melhoria contínua para garantir disponibilidade e a integridade dos recursos das empresas. Além de ferramentas para detectar ataques hackers e proteger o ambiente computacional da empresa.

Estas ações fazem parte das melhores práticas de gestão da segurança da informação definidas pela ISO 27.001 e são, fortemente, recomendadas para serem implantadas nas empresas.

Citar (Quote)
Topic starter Postado : 11/06/2021 2:49 pm
Compartilhar: