A avaliação 360 graus pode ser uma maneira eficaz para o desenvolvimento de líderes. Entretanto, é demorada e cara, e se o relatório final não discutido a avaliação se torna ineficaz. Então, como garantir que um processo de revisão 360 seja bem-sucedido?
Primeiro, peça para o seu líder ajudá-lo na escolha dos colegas que devem responder a pesquisa. Eles sabem quem terá a visão mais útil de seu desempenho. Então converse, pessoalmente, com os entrevistados, pedindo comentários sinceros, mostrando que qualquer feedback é bem-vindo. Depois da avaliação for concluída, não basta o seu líder receber o relatório. Peça para o seu líder uma conversa de coaching, para que ele a partir do contexto ajudei-o a entender os dados. Idealmente, a empresa deveria criar um conjunto personalizado de recomendações, mapeadas para o desenvolvimento de suas competências de liderança, para que o seu líder possa elaborar o seu plano de desenvolvimento pessoal. A prestação de contas é fundamental, por isso certifique-se de que está claro quem - seja seu supervisor direto ou alguém no RH - acompanhará o seu plano de desenvolvimento pessoal.
Inspirado no "What Makes a 360-Degree Review Successful?", de Jack Zenger e Joseph Folkman