Fóruns de discussão temáticos

Notifications
Clear all

Fale sobre síndrome do impostor com sua equipe

Eduardo Fagundes
(@admin)
Membro Admin

A síndrome do impostor é um fenômeno pelo qual pessoas capacitadas sofrem de uma inferioridade ilusória, achando que não são tão capacitados assim e subestimando as próprias habilidades, chegando a acreditar que outros indivíduos menos capazes também são tão ou mais capazes do que eles (Wikipédia).

Sentimentos de síndrome do impostor são comuns em muitos locais de trabalho, especialmente entre mulheres, negros e pessoas com deficiência podem se sentir excluídas do grupo.

Este é um problema que você, como líder, não pode ignorar. Abordar o assunto começa com uma conversa e ouvir - realmente ouvir - seus funcionários. Considere marcar um encontro onde as pessoas são encorajadas a compartilhar suas experiências de síndrome do impostor e, para dar o exemplo, compartilhar suas próprias experiências também.

Destaque as condições que desencadearam esse sentimento em você, como sub-representação crônica, esforços de trabalho não creditados e micro agressões. Se você não experimentou síndrome de impostor, diga isso, e considere quais condições lhe permitiram sentir que sempre pertenceu.

Da mesma forma, investigue mais os membros de sua equipe sobre suas experiências na empresa que os levou a descontar seu sucesso ou se sentir como um estranho disfarçado.

Seja honesto sobre como preconceitos na maneira como falamos sobre "presença", competência e liderança podem fazer as pessoas se sentirem como se não tivessem um lugar na mesa.

Como líder, cabe a você fazer um esforço consciente para criar uma cultura onde as pessoas não se sintam impostores.

Esta dica é adaptada de "End Imposter Syndrome in Your Workplace", por Ruchika Tulshyan e Jodi-Ann Burey

Citar (Quote)
Topic starter Postado : 22/07/2021 11:03 am
Compartilhar: