Como posso ajudar?

Opa! Que bom que você chegou até aqui.

Indo direto ao assunto, ajudo pessoas e organizações produzindo conteúdo sobre governança, tecnologia e sustentabilidade, ministrando cursos, de forma independente ou através de instituições de ensino, fazendo pesquisas e desenvolvimento (P&D), com ou sem fundos de incentivos, e desenvolvendo projetos de tecnologia, principalmente para os setores elétrico e de manufatura usando IoT, Big Data, Analytics e Inteligência Artificial.  

Sobre o site Efagundes

Como você já percebeu ou verá, meu blog tem conteúdos sobre tecnologia, governança e sustentabilidade. O site está no “ar” desde 1996. A ideia inicial foi publicar o conteúdo das minhas aulas para compartilhar não só com os meus alunos, mas com a comunidade em geral. Veja o meu portfólio.

Hoje, muitos artigos estão referenciados em trabalhos acadêmicos e o site recebe centenas de vistas por dia, milhares por mês. Alguns cursos online de escolas de ensino superior colocam os artigos como leitura complementar. E muitos estudantes encontram informações para estudos e trabalhos acadêmicos. Veja os meus posts e artigos.

Cada post tem uma área para comentários, onde você pode fazer uma pergunta ou comentário sobre o tema abordado. O legal é que outras pessoas podem complementar ou discordar das minhas ideias, isto enriquece o conteúdo e eu aprendo também. A gente conhece pessoas geniais em lugares inesperados.

Para participar das discussões você tem que se inscrever no site. Se quiser, pode colocar algumas informações profissionais no perfil. Sempre é bom expandir a rede de contatos. Às vezes, aparecem demandas para formar equipes para tocar projetos e quando maior a rede de contatos, mais oportunidades aparecem.

Você pode, simplesmente, deixar o seu e-mail para receber um e-mail toda a vez que for publicado um novo post.

Sobre o Eduardo Fagundes

Por mais de 25 anos trabalhei em empresas multinacionais. Na Ford Motor Company foram longos anos e projetos de tecnologia muito legais, tanto aqui como no exterior. Na AES Corp, uma empresa com um DNA de startup na área de energia, foram anos fantásticos, que me levaram a conhecer pessoas e países interessantes, como na Índia. Até agora, já trabalhei em projetos na Argentina, Alemanha, Estados Unidos, Inglaterra, Índia e Itália, além do Brasil é claro!

Depois de concluir um grande projeto de Comércio Eletrônico, escrevi o livro “Como Ingressar nos Negócios Digitais” em parceria com o Sebrae para empreendedores.

Sempre dividi meu trabalho entre o mundo corporativo e o acadêmico. Hoje sou pesquisador no laboratório de Big Data e Analytics e professor de Governança Corporativa (presencial e EaD), Gestão de Negócios baseado em Dados e Governança de Segurança Cibernética da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Dou aula no MBA de Gestão Estratégica de Negócios da FIAP. Lá exploro modelos de negócios, estratégias e técnicas para garantir a competitividade das empresas em diferentes cenários futuros (Future-proof Organizations).

Já dei aulas de um monte de coisas: Redes de Computadores, Auditoria de Sistemas, Programação Orientada a Objetos, Engenharia de Software, Comércio Eletrônico, Gestão do Conhecimento, Processos de Inovação, Banco de Dados, Big Data, Governança de TI, Cidades Inteligentes e, outras que nem lembro.

O meu canal do YouTube (emfagundes) tem várias aulas e cursos completos sobre vários assuntos. Passa lá, faça sua inscrição no canal e “não se esqueça de clicar no sininho”.

Com base na experiência no mundo corporativo, de startups (já lancei três na vida), no laboratório de pesquisa e nas aulas, montei um programa de 10 cursos para “tornar as organizações à prova de futuro”, em outra palavras, o que as empresas devem fazer para não fechar apesar das mudanças malucas do mercado e competir com as startups que vem atropelando as empresas tradicionais. Veja o programa e leia o e-book gratuito “10 tópicos que vão transforma o seu negócio”.

Se gostou dos cursos, podemos fazer uma parceria para apresentá-los na sua cidade. Dá uma grana legal de comissão.

Como sou engenheiro elétrico, ou eletricista segundo alguns, desenvolvo projetos de eficiência energética e de mini geração de energia renovável. Com o conhecimento que adquiri sobre inteligência artificial no projeto de P&D sobre análise preditiva de falhas na Usina Hidrelétrica Henry Borden em Cubatão (SP) está dando para fazer uns projetos bem legais na área de energia.

Também invisto uma grana (não muito) e faço mentoria em uma startup com uns jovens muito espertos na área de geração de energia renovável e eficiência energética.

Se você tiver uma startup ou insight que queria compartilhar para ter uma segunda opinião sobre o negócio terei o maior prazer em ajudar. Quem sabe sai uma parceria ganha-ganha (win-win, como falam os americanos).

Caramba! Acho que escrevi demais…

Se você quiser saber um pouco mais do meu trabalho, veja o meu portfólio.

Ficou curioso ou tem dúvidas, entre em contato.

Um abraço,

Eduardo Fagundes
Twitter: @emfagundes