Modelo para desenvolvimento de projetos de IA com inovação aberta

Criamos um modelo para desenvolver projetos de inteligência artificial e outras tecnologias emergentes, com as seguintes vantagens:

  • Redução do investimento inicial;
  • Mitigação de riscos;
  • Foco no que é importante para a empresa;
  • Utilização de recursos externos para avaliar a viabilidade do projeto;
  • Acesso a professores e pesquisadores nas Universidades;
  • Identificação alunos talentos para a contratação pela empresa;
  • Permite uma experiência acadêmica no desenvolvimento de projetos para os funcionários;
  • Introdução de inovação aberta no estilo de startup; e,
  • Melhoria nas especificações dos projetos.

O modelo reúne profissionais experientes, professores, pesquisadores, alunos e especialistas de empresas de software e consultoria.

A aplicação do modelo estruturado, orientado para projetos de IA conduzido por um experiente profissional permite que em pouco tempo seja identificado oportunidades para alavancar negócios na empresa.

O modelo é escalável por permitir a participação de várias Universidades e empresas de desenvolvimento de software.


JUSTIFICATIVA PARA CONTRATAR O SERVIÇO

Como parte da iniciativa de transformação digital da empresa, recomendamos a criação de um programa de P&D (pesquisa e desenvolvimento) para identificar projetos, realizar provas de conceito e desenvolver aqueles que criem valor para a empresa e solidifique o caminho para novos produtos e modelos de negócio, baseados em tecnologia.

O programa, composto por vários projetos, propõe a utilização de um modelo de desenvolvimento de projetos que envolva grupos de pesquisa de Universidades, equipes internas e contratação de empresas externas.

O modelo prevê a realização de workshops para a identificação de projetos inovadores e disruptivos com o uso de soluções de inteligência artificial e outras tecnologias emergentes, conduzido por especialistas para acelerar os resultados e treinar o pessoal interno na condução de workshops e novas tecnologias.

Após seleção dos projetos, com base no potencial retorno do investimento, aumento de produtividade e criação de valor para a empresa, será estabelecido um convênio com um grupo de pesquisa de uma Universidade para a realização de uma prova de conceito do projeto, seus resultados e esforço necessário para o desenvolvimento final. O grupo de pesquisa, formado por pesquisadores, professores, alunos e pessoal interno, analisará várias soluções de tecnologia e algoritmos de inteligência artificial para definir a melhor especificação do projeto. O resultado indicará a viabilidade técnica/econômica do projeto.

A participação de grupos de pesquisa nos projetos corporativos, além de acelerar o desenvolvimento usando novas tecnologias, oferece ao pessoal interno a oportunidade de participar do desenvolvimento de um projeto com uma visão acadêmica e permite conhecer e contratar de alunos talentosos para a empresa.

Outra vantagem de uso de grupos de pesquisa é a possibilidade de obter incentivos fiscais previstos em Lei para estímulo ao desenvolvimento científico, à pesquisa, à capacitação científica e tecnológica e à inovação. A Lei 1.196/05, concede incentivos fiscais às empresas que investem em pesquisa e desenvolvimento voltados à inovação tecnológica.

A etapa seguinte do modelo é o desenvolvimento do produto, dentro dos critérios estabelecidos e exigidos pela empresa, com equipes internas ou usando empresas externas. Como o resultado da prova de conceito foi possível o detalhamento das especificações técnicas do projeto, o desenvolvimento da solução será simplificado, reduzindo tempo e investimento.

Este modelo não se limita a projetos de inteligência artificial e tecnologias emergentes, ele pode ser utilizado por outras áreas da empresa.


Entre em contato e conheça mais sobre o modelo.