Pular para o conteúdo

Palestras

Através de palestras, presenciais e online, Eduardo Fagundes apresenta suas pesquisas atuais lastreadas na sua forte experiência corporativa e acadêmica para criar insights na audiência sobre o uso de tecnologias disruptivas em novos modelos de negócios sustentáveis.

As palestras são desenvolvidas com conteúdo para atender ao objetivo temático do evento, com produção profissional de material de apresentação e técnicas interativas com os participantes para aumentar o engajamento e maior absorção de conhecimento.

Eduardo Fagundes, executivo com experiência internacional com projetos na Alemanha, Argentina, Estados Unidos, Índia, Inglaterra e Itália, atua como consultor em projetos de tecnologia para negócios digitais aplicando ferramentas de IoT, Big Data e Inteligência Artificial (IA) e em projetos de eficiência energética usando tecnologias de geração distribuída sustentável. Professor de tecnologia da informação, segurança cibernética e governança corporativa em cursos de pós-graduação na Universidade Presbiteriana Mackenzie em São Paulo.

Eduardo Fagundes

Algumas palestras no catálogo

Melhores Práticas para criar uma Startup do Zero
Olhando a sua volta você verá que as empresas de maior sucesso no mundo digital estão executando algumas tarefas de forma automatizada com inteligência artificial: Uber, Airbnb, iFood, Waze, Google, Spotify, entre outras. Isto mostra as enormes oportunidades para startups que podem automatizar as tarefas com inteligência artificial, usando Big Data, Analytics e IoT. Esta palestra apresenta um guia com 10 passos para criar uma startup do zero: (1) Práticas de governança para startups; (2) Como identificar uma oportunidade de negócios; (3) Como idealizar um infoproduto; (4) Como criar um modelo de negócio; (5) Como desenvolver um infoproduto; (6) Como fazer a gestão estratégica do negócio; (7) Como gerenciar o marketing digital; (8) Como usar Big Data, Analytics e Inteligência Artificial; (9) Cloud Computing & Edge Computing; e (10) Segurança Cibernética.
Tecnologias e modelos de negócios para Cidades Inteligentes
Aborda 17 áreas temáticas para projetos de transformação digital em cidades inteligentes e sustentáveis. Palestra dirigida para empresários e gestores públicos municipais gerar insights para projetos públicos e parcerias público-privadas. Temas abordados: economia; educação; energia; meio ambiente; finanças; incêndios e respostas a emergências; governo; saúde; lazer e cultura; segurança; habitação; resíduos sólidos; telecomunicações e inovação; transporte; planejamento urbano; águas residuais; e, água e saneamento.
Geração distribuída para reduzir riscos e proteção ambiental
A geração de energia a partir de fontes renováveis localizadas próximas ao consumo é a tendência da nova matriz energética. As empresas, para manter seus custos sob controle e reduzir os gastos com energia, estão optando pela construção de fontes de geração próprias, comprando diretamente no mercado livre e aproveitando a cogeração de energia, quando possível. A palestra explora as alternativas de geração distribuída a partir de fontes renováveis e a redução dos impactos ambientais.
As tecnologias disruptivas da Industria 4.0
Os cyber physical systems, IoT, IIoT, Big Data, Analytics, Inteligência Artificial (IA), impressoras 3D, sensores inteligentes, Blockchain, robôs programados por IA e outras tecnologias disruptivas estão revolucionando a indústria, movimento conhecido com Indústria 4.0. A automação extrema e as novas tecnologias de manufatura estão impactando a economia mundial e a própria sua própria globalização. Países que tinham o baixo custo de mão de obra como motor de suas economias perderam relevância, pois a Indústria 4.0 permite reduzir, drasticamente, a mão de obra e localizar a produção próxima da demanda, reduzindo os custos de logística de transporte. A palestra aborda as tecnologias da Indústria 4.0 e seus impactos na economia e nas empresas.
Desenvolvimento Pessoal e Profissional
Técnicas e um modelo de gestão para o desenvolvimento pessoal e profissional. Incentiva a reflexão sobre o momento da vida pessoal e profissional em várias perspectivas. Depois apresenta várias técnicas para identificar oportunidades de crescimento pessoal e profissional, e por último um modelo de gerenciamento para garantir o cumprimento das ações de aperfeiçoamento pessoal e profissional.

Currículo do Palestrante Eduardo Fagundes

Eduardo é engenheiro, professor, pesquisador de inteligência artificial (IA) e lidera projetos de tecnologias. Professor de tecnologia da informação, segurança cibernética e governança corporativa em cursos de pós-graduação na Universidade Presbiteriana Mackenzie em São Paulo. Fundador da nMentors, um provedor de plataforma e conteúdo digital para treinamento corporativo. Desenvolve projetos de eficiência energética baseado em análises avançadas de dados. Frequentemente, faz palestras sobre tecnologias disruptivas, inteligência artificial e inovação para o setor elétrico.

Antes de suas funções atuais, Eduardo foi Diretor de TI (CIO) da AES Brasil, responsável pela governança e gestão de tecnologia da AES Eletropaulo, AES Sul, AES Tietê e empresas de telecomunicações do grupo no Brasil e Diretor Corporativo da AES Corp. Nesta função liderou o desenvolvimento da estratégia de TI no Brasil e foi membro ativo da Operação Global de TI da AES Corp. Antes da AES, Eduardo foi gerente de TI da Ford South America Operations e membro do comitê global de TI da Ford in Dearborn (EUA). Eduardo desenvolveu projetos na Argentina, Alemanha, Inglaterra, Índia, Itália e Estados Unidos.

Eduardo possui ampla exposição e experiência em Dados e Inteligência Artificial para os setores de manufatura e energia, além de experiência e formação acadêmica para lecionar em cursos de pós-graduação. Ele sempre aplicou tecnologia avançada com uma mentalidade analítica para moldar e entregar inovação. Eduardo é M.Sc em Ciência da Computação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, graduado em engenharia elétrica pela Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), pós-graduado em telecomunicações pela Faculdade Armando Alvares Penteado (FAAP) e certificado em Business & Leadership pela Darden School of Business na Universidade da Virginia (EUA).

Como pesquisador, desenvolve projetos de P&D em Inteligência Artificial.

  • Na FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) em parceria com a startup Infra Solar realizou uma pesquisa para otimização da logística de recarga de baterias com energia sustentável, usando redes neurais artificiais e algoritmos genéticos, para veículos elétricos urbanos para cidades inteligentes (processo 2019/09026-9).
  • Também na FAPESP em parceria com a insurtech Sutservices desenvolveu uma metodologia de classificação de potenciais compradores de seguros em redes de varejistas físicos e online, baseada em redes neurais artificiais e estatística de varredura espacial (processo 2018/15321-0).
  • No programa de P&D da ANEEL, patrocinado pela EMAE (Empresa Metropolitana de Água e Energia) e Universidade Presbiteriana Mackenzie, trabalhou na pesquisa sobre análise preditiva de falhas na Usina Hidrelétrica Henry Borden, usando modelos de inteligência artificial em sistemas supervisórios (SCADA) (processo: 00393-0008/2017).

Na academia, Eduardo é professor dos seguintes cursos de pós-graduação: Compliance Digital (Governança Corporativa), Segurança e Inteligência Cibernética (Governança em Segurança Cibernética), Marketing Digital (Gestão Estratégica de Negócios) na Universidade Presbiteriana Mackenzie; Foi professor do programa de MBA em Gestão Estratégica de Negócios (Negócios Sustentáveis e Future-proof Organizations) na FIAP (SP); e, do programa de pós-MBA de Inovação (Processos de Inovação) na HSM Educação (SP).


Contato