Portfólio

Opa! Que bom que você chegou até aqui.

Espero que o conteúdo do site esteja contribuindo para o seu desenvolvimento profissional e ajudando nos seus negócios. Meu propósito é ajudar as pessoas na criação de negócios disruptivos usando tecnologias emergentes e sustentáveis.

Como executivo sênior em empresas multinacionais, professor, mentor e investidor-anjo tenho conseguido implantar projetos de impacto no mercado, desenvolver novas habilidades nas pessoas, criar e acelerar negócios disruptivos. Se quiser saber um pouco mais sobre as minhas experiências profissionais, veja o meu currículo.

A digitalização do conteúdo permite que centena de milhares de pessoas leiam os meus artigos e participem dos cursos online gratuitos do site. Entretanto, a minha experiência mostra que para alavancar novos negócios é necessário um contato direto e interativo com as pessoas e equipes.

Por isso, criei um programa de mentoria para startups, pequenas e médias empresas (PME) para o desenvolvimento de modelos de negócios disruptivos, combinando conteúdo digital e interações ao vivo pela Internet, via vídeo conferência.

A mentoria digital é uma jornada de aprendizagem e criação de projetos disruptivos, inspirados em organizações exponenciais usando algoritmos de inteligência artificial, para squads de startups e PMEs (pequenas e médias empresas).
[ saiba mais ]

Outro trabalho que faço é elaborar e desenvolver projetos de pesquisa (P&D) para startups e empresas já constituídas para participar de editais públicos de programas de incentivo a pesquisa, com fundos não-reembolsáveis (fundo perdido) e subsidiados.

Os resultados são excelentes, pois permite que ideias possam ser testadas e desenvolvidos novos produtos com fundos de incentivos e capital de risco. Os projetos mais recentes foram:

  1. Análise preditiva de falhas em unidades de geração de energia com turbinas Pelton na Usina Hidrelétrica Henry Borden da EMAE (Empresa Metropolitana de Água e Energia), em parceria com o Laboratório BigMAAp – Big Data e Métodos Analíticos Aplicados da Universidade Presbiteriana Mackenzie, dentro do programa de P&D da ANEEL;
  2. Metodologia de classificação de potenciais compradores de seguros em redes de varejistas físicos e online, usando Redes Neurais Artificiais e Estatística de Varredura Espacial Bayesiana, para a InsuTech Suthub e aprovado dentro do Programa de Inovação Tecnológica da FAPESP (PIPE – Programa FAPESP Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas), mais detalhes no site da FAPESP;
  3. Otimização de recarga de baterias com energia limpa e logística de posicionamento usando aprendizado de máquina e modelos preditivos para equipamentos de mobilidade individual elétricos nos centros urbanos, elaborado para a startup Infra Solar. A startup foi selecionada para o programa Braskem Labs Scale 2019, mais detalhes no site da BraskemLabs.

Como empreendedor, fundei a nMentors, uma empresa para gestão inteligente de formação de competências para projetos. A nMentors converte conhecimento em conteúdo, treina habilidades e desenvolve atitudes empreendedoras e sustentáveis. Orientada para o mercado B2B, produz material educacional para EaD, treinamentos presenciais e e-books para marketing digital. Possui uma metodologia e uma plataforma digital para cursos e mentoria para apoiar a capacitação de equipes em projetos de inteligência artificial. Desenvolve fóruns temáticos virtuais patrocinados para comunidades de negócios, entre eles: (1) Fórum Cidades Inteligentes; (2) Fórum Eficiência Energética; (3) Fórum Negócios Sustentáveis; e o (4) Data Center Road Show.

Entre as mentorias que presto está a Infra Solar, uma startup de soluções de geração energia renovável para atender as demandas de cidades inteligentes. Ela possui soluções de totens para recarga de baterias de veículos elétricos para mobilidade urbana, apoiado por um software de inteligência artificial para otimização do uso dos pontos de recarga e eficiência energética. Presta serviços de instalação e manutenção de equipamentos de geração de energia solar. Capacitada a projetar plantas de minigeração de energia renovável de até 5MWp, conforme legislação vigente. Pesquisa e explora novos modelos de negócios para a geração e uso de energia renovável.

Sempre dividi meu trabalho no mundo corporativo com o acadêmico. Hoje sou pesquisador Laboratório BigMAAp – Big Data e Métodos Analíticos Aplicados – e professor nos cursos de pós-graduação: Compliance Digital (módulo: Governança Corporativa); Marketing Digital (módulo: Gestão de Negócios orientada a Dados); Inteligência e Segurança Cibernética (módulo: Governança de Segurança Cibernética) e Governança de TI (módulo: Engenharia de Software) na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Também, dou aula no MBA de Gestão Estratégica de Negócios, no módulo Future-proof Organizations da FIAP.

Depois de concluir um grande projeto de Comércio Eletrônico, escrevi o livro “Como Ingressar nos Negócios Digitais” em parceria com o Sebrae para empreendedores.

Já dei aulas de um monte de coisas: Redes de Computadores, Auditoria de Sistemas, Programação Orientada a Objetos, Engenharia de Software, Comércio Eletrônico, Gestão do Conhecimento, Processos de Inovação, Banco de Dados, Big Data, Governança de TI, Cidades Inteligentes e, outras que nem lembro.

No meu canal do YouTube (emfagundes) tem várias aulas e cursos completos sobre vários assuntos. Passa lá, faça sua inscrição no canal e “não se esqueça de clicar no sininho”.

Sou graduado em engenharia elétrica na Politécnica da PUC-RS. Fiz especialização em telecomunicações na FAAP-SP e tenho mestrado em Ciência da Computação/Engenharia Elétrica pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP). Concluí uma extensão universitária em Leadership & Business na Darden School of Business da Universidade da Virginia (EUA).

Se você tiver uma startup ou insight que queria compartilhar para ter uma segunda opinião sobre o negócio terei o maior prazer em ajudar. Quem sabe sai uma parceria ganha-ganha (win-win, como falam os americanos).

Caramba! Acho que escrevi demais…

Se acreditar que existe alguma oportunidade de desenvolvermos um projeto em colaboração entre em contato.

Um abraço,

Eduardo Fagundes
Twitter: @emfagundes
Instagram: @efagundescom
LinkedIn: www.linkedin.com/in/efagundes