Cloud Computing e a Eficiência Energética das empresas

Os data centers são um dos maiores ofensores no consumo de energia das empresas, chegando a representar 40% das despesas da infraestrutura. Também, são responsáveis por uma grande quantidade de emissão de gases do efeito estufa, direta e indiretamente. Uma solução para reduzir os custos de energia e mitigar as emissões de CO2 é a transferência dos data centers das empresas para fornecedores de Cloud Computing.

Os data centers consumem cerca de 1,5% de toda a energia produzida no mundo e emitem cerca de 2% dos gases do efeito estufa global. Empresas que aderiam a compromissos de preservação do meio ambiente têm no Cloud Computing uma alternativa viável para reduzir as emissões de gases do efeito estufa.

Alternativamente, as empresas podem adotar na fase inicial do projeto migrar sua infraestrutura de servidores e armazenamento para o fornecedor de Cloud Computing na modalidade de Collocation, ou seja, alugar um espaço físico no data center do fornecedor para aproveitar sua infraestrutura predial.

As reduções de custos e emissão de gases do efeito estufa são imediatos. A começar pela liberação da área física na empresa, principalmente se a área for alugada ou se a empresa tem plano de expansão dos escritórios.

Outro fator de redução é no investimento (CAPEX) para a atualização tecnologia do parque instalado, incluindo sistemas de energia e refrigeração. O aumento das despesas (OPEX) com a contratação dos serviços podem trazer benefícios contábeis.

Outros benefícios podem trazer redução de custos indiretos, tais como a simplificação dos processos internos, redução de riscos de acidentes, redução do prêmio do seguro das instalações da empresa, etc.

Um dos mitos que já foi superado sobre Cloud Computing é a falta de segurança das informações e de sua infraestrutura. Sobre segurança da informação, os fornecedores investem maciçamente em ferramentas, pessoal especializado e monitoração 24×7, tornando o ambiente mais seguro que o das empresas. Do ponto de vista de infraestrutura, os data centers possuem recursos redundantes e monitorados constantemente.

Faça uma boa ação com a natureza, migre seu Data Center para Cloud Computing e ainda ganhe com a redução de custos de energia e aumento da segurança.

Deixe uma resposta