Como reduzir os riscos do seu negócio

Todo negócio tem seus riscos. Nas empresas pequenas e startups, o risco é potencializado pela falta de experiência dos empreendedores ou pela introdução de novos produtos para novos mercados. A má notícia é que você, em algum momento, passará por apuros. A boa é que você pode reduzir os riscos com um bom planejamento.

A primeira coisa que você precisa fazer para reduzir os riscos é desenhar e implantar processos robustos na área financeira, fiscal, operacional e de relacionamento com clientes. Existe uma grande diferença entre desenhar e implantar. Você pode falhar na implantação de bons processos pela falta de treinamento e comprometimento do seu pessoal. Seja tolerante aos erros de pessoas que tentam melhorar o processo. Seja intolerante com quem for displicente na execução. A tecnologia não resolve as falhas de processos mau desenhados, ela potencializa os erros.

Se você não tiver experiência na área de planejamento ou operacional, contrate um consultor. Quem não tem dinheiro mas tem uma boa ideia, deve encontrar um investidor anjo. Ou seja, alguém que possa investir não apenas dinheiro mas contribuir com sua experiência na implantação dos processos e ajustes no seu produto.

Desenvolva um plano de gestão de riscos. Faça exercícios simulando situações de riscos e crie soluções antecipadas para esses cenários. Uma boa técnica é análise de falhas e efeito FMEA (Failure mode and effects analysis). Nela, você analisa para cada situação de falha potencial o grau de severidade, a probabilidade de ocorrência e facilidade de detecção do erro. Após essa análise você investe em ações de mitigação ou assume os riscos.

Faça seguro de suas operações contra lucro cessante ou ações movidas por clientes por problemas de uso do seu produto. Pode não ser barato, mas pode ser um meio de salvar sua empresa da falência.

Por último, não hesite em cortar despesas. Se no início você superdimensionou seu negócio e as vendas não estão cobrindo as despesas, corte despesas o mais rápido possível. Mude para um local mais barato. Corte parte do pessoal e elimine produtos ou serviços que não são lucrativos. Quanto mais tempo demorar, maior será o risco.

Estar exposto ao risco é parte do negócio. Minimizá-lo é coisa de empreendedor de sucesso.

Deixe uma resposta