Qualidade de vida em oito dimensões

Revisado em 27-out-2011.

Não tenho dúvidas que a coisa mais importante na vida é a felicidade. Entendo que a sensação de felicidade é atingida através da harmonia das coisas. Depois de muita reflexão cheguei à conclusão que existem oito dimensões na vida que devem estar em harmonia para atingirmos a felicidade. As oito dimensões da felicidade:

  1. Afetividade
  2. Harmonia familiar
  3. Trabalho prazeroso
  4. Lazer
  5. Saúde
  6. Sexo
  7. Planejamento financeiro
  8. Espiritualidade

Nenhuma dimensão é mais importante que a outra, o equilíbrio entre elas é que traz a felicidade. De nada adiante você ter um trabalho prazeroso e ter problemas de relacionamento na família. Como também, você ter ao seu lado a mulher e os filhos que ama e ter problemas financeiros.

A harmonia é a chave da felicidade. Não importa a classe social ou o nível cultural da pessoa. Vejo muitas pessoas de baixa renda contentes por ter uma pequena poupança.

Faça e acompanhe, periodicamente, o gráfico da sua qualidade de vida. Atribua uma nota de 0-10 para cada dimensão. Nada científico, apenas que reflita a sua percepção. Analise e ESCREVA um plano para melhorar sua pontuação. Veja o exemplo na figura abaixo.

grafico_qualidade_de_vida_em_oito_dimensoes
(1) AFETIVIDADE

Nada melhor para uma pessoa se sentir querida por outras pessoas. Não só pela família como também por outras pessoas do seu circulo de amizade. Nada mais gostoso do que receber um forte aperto de mão de um amigo que demonstre prazer em estar se encontrando com você.

Entretanto, a física nos mostra que existe o fenômeno da ação e reação. Se você não age da forma como gostaria que as outras pessoas agissem com você, não espere um comportamento diferente. Desta forma, sempre dê afeto para os outros que com certeza você receberá afeto como recompensa de suas ações.

(2) HARMONIA FAMILIAR

Lar doce lar… O que faz o lar ser doce são as pessoas e não a casa. A convivência harmônica entre as pessoas que vivem sob o mesmo teto é fundamental. O respeito às diferenças individuais de pais e filhos são importantes. Os pais devem dar educação e disciplinas aos filhos, porém dentro dos limites do respeito às características individuais dos filhos. A palavra chave para a harmonia familiar é negociação. Trabalhe para buscar a harmonia familiar, lembrando que às vezes é preciso ceder para o bem de todos.

(3) TRABALHO PRAZEROSO

Trabalhe no que gosta. Sempre (reforço o sempre) é possível trabalhar no se gosta. Primeiro é saber o que realmente se gosta. Talvez esse seja o mais importante desafio. Note também que trabalho não necessariamente é um trabalho remunerado. Uma mãe que se dedica às lidas da casa e da educação dos filhos tem uma enorme responsabilidade.

Independente do trabalho que você esteja realizando, principalmente se ele for remunerado, você deve buscar a excelência. Definindo claramente os padrões de qualidade que devem ser atingindo, trabalhe para superá-los. Desta forma, qualquer trabalho será sempre um desafio agradável para você.

(4) LAZER

Define-se lazer como atividades prazerosas realizadas nos horários de folga. Primeiro devemos saber quais são as atividades que nos dão prazer. Faça uma lista de coisas que gosta de fazer e divulgue-as para as pessoas. Divulgar é importante, isso faz com as pessoas respeitem suas decisões e conspirem com você para realizar as coisas que você gosta. Lembre-se que rotina é uma coisa enfadonha, varie sempre que possível às atividades de lazer.

(5) SAÚDE

Nunca se descuide da saúde. Embora não considere as outras dimensões menos importantes, encaro a saúde como o principal alicerce para a realização das outras dimensões. Sem saúde não se faz nada. Vá ao médico com regularidade, alimente-se de forma balanceada, faça exercícios regularmente. A medicina está muito evoluída e se os males forem diagnosticados com antecedências eles podem ser resolvidos sem sofrimento.

(6) SEXO

Existem espécies que, literalmente, dão a vida por apenas um ato sexual. Os seres vivos garantem a sobrevivência através das relações sexuais. A natureza é sábia e criou mecanismos para tornar o sexo um dos momentos mais prazerosos que os seres vivos podem experimentar. Até as flores desenvolveram mecanismos para atrair as abelhas para distribuir o pólen. Além de manter a estabilidade emocional, o sexo faz bem para a saúde. Desta forma, ter uma vida sexual saudável é um fator importante, principalmente fazer com quem se está emocionalmente envolvido. Difícil ver de mau humor quem está apaixonado.

(7) PLANEJAMENTO FINANCEIRO

Primeiro de tudo: na seja perdulário, ou seja, no mínimo gaste menos do que ganha. Defina as metas de gastos e investimentos. Faça e mantenha por escrito um orçamento familiar planejando os gastos futuros. Nunca compre por impulso, planeje e negocie as compras. Compartilhe com a família as metas de gastos e investimentos. Se você não consegue ter controle sob suas finanças busque ajuda em um consultor de orçamento familiar. Dívidas financeiras podem arruinar a estabilidade do relacionamento familiar e emocional.

(8) ESPIRITUALIDADE

Cultive e desenvolva a espiritualidade dentro de você. Não importa que crença você tenha (mesmo os ateus têm a crença da não existência de Deus), busque o significado para a sua existência na Terra. Tenho fé que não nascemos por acaso, algo divino nos colocou aqui com uma missão. Acredito que nossa principal missão é buscar a felicidade e encontrar maneiras de tornar as outras pessoas felizes, pois nunca se é feliz sozinho. A fraternidade é um dos principais meios para o desenvolvimento da espiritualidade. Reserve algum tempo para meditar. Busque dentro de si as respostas para a sua existência. Tenho absoluta fé que pensamentos bons tornam a vida melhor.

2 comentários em “Qualidade de vida em oito dimensões”

  1. Excelente este artigo sobre as dimensões da qualidade de vida, penso em usar aqui na empresa em nossa Sipat.. Que tem como tema a qualidade de vida. Parabéns!!

    1. Carina, legal. Uma boa referência é o livro O Lado Humano da Qualidade do Claus Moller. Anos atrás tive a oportunidade de assistir uma palestra dele e me impressinou muito sua abordagem. A partir dessa palestra tenho estudado muito o assunto e aplicado nas empresas onde trabalho.

Deixe uma resposta