Eduardo Fagundes

Currículo

Eduardo é senior advisor e pesquisador de inteligência artificial (IA) na Infra Solar e FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). Concorrentemente, Eduardo é professor de tecnologia da informação, segurança cibernética e governança corporativa em cursos de pós-graduação na Universidade Presbiteriana Mackenzie em São Paulo e empreendedor na nMentors, um provedor de conteúdo digital para treinamento corporativo.  Desenvolve projetos de eficiência energética baseado em análises avançadas de dados e, frequentemente, é convidado como palestrante para falar sobre tecnologias disruptivas para o setor de energia.

Antes de suas funções atuais, Eduardo foi Diretor de TI (CIO) da AES Brasil, responsável pela governança e gestão de tecnologia da AES Eletropaulo, AES Sul, AES Tietê e empresas de telecomunicações do grupo no Brasil e Diretor Corporativo da AES Corp. Nesta função liderou o desenvolvimento da estratégia de TI no Brasil e foi membro ativo da Operação Global de TI da AES Corp. Antes da AES, Eduardo foi gerente de TI da Ford South America Operations e membro do comitê global de TI da Ford in Dearborn (EUA). Eduardo desenvolveu projetos na Argentina, Alemanha, Inglaterra, Índia, Itália e Estados Unidos.

Eduardo possui ampla exposição e experiência em Dados e Inteligência Artificial para os setores de manufatura e energia, além de experiência e formação acadêmica para lecionar em cursos de pós-graduação. Ele sempre aplicou tecnologia avançada com uma mentalidade analítica para moldar e entregar inovação. Eduardo é M.Sc em Ciência da Computação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, graduado em engenharia elétrica pela Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), pós-graduado em telecomunicações pela Faculdade Armando Alvares Penteado (FAAP) e certificado em Business & Leadership pela Darden School of Business na Universidade da Virginia (EUA).

Pesquisa e Desenvolvimento

Como pesquisador, desenvolve projetos de P&D em Inteligência Artificial.

  • Na FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) em parceria com a startup Infra Solar realiza uma pesquisa para otimização da logística de recarga de baterias com energia sustentável, usando redes neurais artificiais e algoritmos genéticos, para veículos elétricos urbanos para cidades inteligentes (processo 2019/09026-9).
  • Também na FAPESP em parceria com a insurtech Sutservices desenvolveu uma metodologia de classificação de potenciais compradores de seguros em redes de varejistas físicos e online, baseada em redes neurais artificiais e estatística de varredura espacial (processo 2018/15321-0).
  • No programa de P&D da ANEEL, patrocinado pela EMAE (Empresa Metropolitana de Água e Energia) e Universidade Presbiteriana Mackenzie, trabalhou na pesquisa sobre análise preditiva de falhas na Usina Hidrelétrica Henry Borden, usando modelos de inteligência artificial em sistemas supervisórios (SCADA) (processo: 00393-0008/2017).

Cursos Universitários

Na academia, Eduardo é professor dos seguintes cursos de pós-graduação: Compliance Digital (Governança Corporativa), Segurança e Inteligência Cibernética (Governança em Segurança Cibernética), Marketing Digital (Gestão Estratégica de Negócios) na Universidade Presbiteriana Mackenzie; Foi professor do programa de MBA em Gestão Estratégica de Negócios (Negócios Sustentáveis e Future-proof Organizations) na FIAP (SP); e, do programa de pós-MBA de Inovação (Processos de Inovação) na HSM Educação (SP).

Outros projetos liderados por Eduardo Fagundes

Infraestrutura de TI e Telecomunicações

Foi responsável pelo desenho da infraestrutura de TI e telecomunicações do Complexo Industrial da Ford em Camaçari, Bahia, utilizando conceitos de sustentabilidade ambiental. O projeto envolveu a construção de dois data centers, a rede de comunicação dos escritórios e chão de fábrica, o sistema de telefonia e equipamentos remotos. Um dos desafios foi interligar a rede de comunicação dos 33 fornecedores para a operação conjunta de montagem dos carros. Ainda, ele desenhou a infraestrutura de TI das plantas de motores e transmissão da Ford em Taubaté, planta de carros de São Bernardo e da planta de Caminhões em São Bernardo. Foi representante da América do Sul no Fórum Global de Tecnologia da Ford em Dearborn-US. Trabalhou no projeto de conformidade de TI para a Lei americana Sarbanes-Oxley. Foi representante de TI da Ford na ANFAVEA e colaborei na definição do padrão de EDI para fornecedores. Recebeu o prêmio de Professional de TI do Ano da Indústria de Consumo em 2003 pela InformáticaHoje.

Desenvolvimento de Produtos e Engenharia

Foi responsável pela infraestrutura de CAD/CAM/CAE da Autolatina, joint-venture entre a Volkswagen e Ford na Argentina e Brasil. Trabalhou no Studio Ghia em Torino, Itália, no desenvolvimento de uma nova linha de carros para a Autolatina. Liderou o projeto de transferência dos dados da engenharia da Autolatina para a Ford durante o processo de separação das operações. Montei a infraestrutura de CAD/CAM/CAE para a Ford.

Manufatura

Foi responsável pelos sistemas de manufatura e das operações de TI das plantas da Ford no Brasil. Localizei vários sistemas de automação de chão de fábrica da Ford US e Europa para as fábricas de carros, caminhões e motores. Trabalhou nas interfaces de sistemas para a operações dos robôs da fábrica. Desenvolveu a infraestrutura de TI dos armazéns de peças e acessórios da Ford. Implantou um sistema de informações gerenciais para as plantas de manufatura da Ford na América do Sul. Foi responsável pelos sistemas da PAG, grupo que reunia as marcas Premium da Ford: Jaguar, Volvo e Land Rover. Realizou e foi Champion de vários projetos Six-Sigma.

Distribuição de Energia

Eduardo foi o CIO do grupo AES Brasil, responsável pela área de TI de duas concessionárias de distribuição de energia (AES Eletropaulo, São Paulo e AES Sul, Rio Grande do Sul). Liderou a implantação de novas versões do SAP e o sistema comercial e de gestão de clientes da AES Eletropaulo para mais de 6 milhões de consumidores. Como diretor corporativo da AES Corp em Arlington-US, participou da implantação dos data centers globais (Estados Unidos e Inglaterra) e lançou a operação de outsourcing de gerenciamento do SAP a partir da cidade de Chenai na Índia. Unificou as organizações de TI do grupo AES no Brasil. Trabalhou nas definições iniciais do projeto de Smart Grid da AES Eletropaulo. Foi destaque no Prêmio de Profissional de TI em 2007 no segmento de Utilities pela InformáticaHoje.

Geração de Energia

Foi responsável pelas operações de TI da hidrelétrica da AES Tietê em São Paulo e da termoelétrica da AES Uruguaiana no Rio Grande do Sul. Liderou a implantação do sistema de gestão integrado SAP nas geradoras e integrou a organização de TI as operações da AES Brasil. Realizou estudos de implantação do SAP para as PCHs (Pequenas Centrais Hidrelétricas) do grupo AES Brasil. Integrou a organização de TI nas operações do grupo AES Brasil e diversificou suas atividades.

Eficiência Energética e Energia Renovável

Desenvolveu projetos de eficiência energética para a Prefeitura de Santana de Parnaíba para o sistema de iluminação pública e do principal hospital municipal da cidade. Desenvolveu projetos técnicos de geração de energia fotovoltaica para minigeração de energia até 1MWp.

Coordena o Fórum de Eficiência Energértica (www.forumeficienciaenergetica.com.br). Presta consultoria técnica em eficiência energética com base na ISO 50.001 e práticas de sustentabilidade ambiental LEED, Leadership in Energy and Environmental Design. Realiza estudos de mercado e viabilidade técnico/econômica para novas soluções de eficiência energética.

Negócios Digitais

Desenvolveu a infraestrutura de Internet e comércio eletrônico da Ford no Brasil. Liderou o grupo de desenvolvimento de software que lançou o serviço de compras online de carros da Ford no Brasil. Introduziu a metodologia ágil de desenvolvimento de sistemas para a Web. Selecionou e implantou a infraestrutura de outsourcing para o serviço de Internet. Depois de consolidado o serviço, liderou o processo de migração da infraestrutura de Internet para a Ford US. Escreveu o livro Como Ingressar nos Negócios Digitais com o apoio do SEBRAE Nacional.

Data Centers

Consolidou os data centers da Ford e Volkswagen no período da Autolatina. Montou o data center da Ford Brasil após a separação da Ford da Autolatina. Consolidou o data center da Ford Argentina no Brasil e, na sequência, a consolidação do data center do Brasil na Ford em Dearborn, Estados Unidos. Desenvolveu, testou e acionou vários processos de contingência de data center. Implantou sistemas de automação em vários data centers. Liderou a construção dos data centers das plantas da Ford em São Bernardo, Taubaté e Camaçari. Participou da implantação dos data centers globais da AES Corp nos Estados Unidos e Inglaterra com operação do SAP a partir da Índia. Iniciou a implantação do Service Desk para as empresas da AES na América Latina e Arlington-US.


Será um prazer compartilhar informação nas redes sociais, afinal sempre é bom ampliar nossa rede de contatos.

Eduardo Fagundes
YouTube: www.youtube.com/emfagundes
Instagram: @emfagundes
Twitter: @emfagundes
LinkedIn: www.linkedin.com/in/efagundes
Facebook: www.facebook.com/efagundescom


Para discussão sobre projetos entre em contato.