Eduardo M Fagundes

Networking

Conteúdo técnico e acessível sobre redes de computadores e redes industriais, com foco em fundamentos, integração IT/OT e segurança OT.

Assine a Newsletter no Linkedin

Além da problemática dos hosts móveis com roteadores fixos, existe uma dificuldade adicional em redes com roteamento móveis, conhecidas como roteamento em redes ad-hoc.

Três de ambientes móveis devem ser sempre consideradas quando são projetados algoritmos para redes ad-hoc:

  • Inexistência de uma entidade central
  • Possibilidade de rápidas mudanças topológicas
  • Todas as comunicações ocorrem através de ondas de rádio

A falta de um ponto central, que poderia eventualmente coordenar a rede na totalidade, requer algoritmos distribuídos mais sofisticados, para enfrentar o problema de roteamento. A mudança de topologia, pode deixar as informações de localização rapidamente obsoletas. A velocidade com que o algoritmo percebe estas mudanças é um ponto que deve ser observado. A comunicação entre dois hosts pode não ser constante, na verdade pode ser intermitente e esporádica.

Segundo o grupo de trabalho MANET (Mobile Ad hoc NETworks), que discute os problemas de redes ad-hoc dentro do Internet Engineering Task Force (IETF), as principais qualidades para protocolos de roteamento são:

  • Operar de forma distribuída
  • Livre de loops: O algoritmo deve ser robusto, com relação a pacotes que ficam trafegando na rede por períodos arbitrários de tempo.
  • Operações baseadas em demanda de trafego: O método deve ter a capacidade de se adaptar a diferentes condições de tráfego. Se isto for feito de forma eficiente, utilizaremos melhor os recursos de rede e a energia da bateria.
  • Segurança : Sem a ajuda de outros níveis do modelo TCP/IP, o protocolo de roteamento é vulnerável as mais variadas formas de ataque. É desejável entretanto, mecanismos para inibir modificações na forma de operação do protocolo.
  • Períodos de sonolência: O protocolo deve ter a capacidade de adaptar-se, sem muitas conseqüências, a períodos de inatividade dos hosts móveis. Sejam estes períodos avisados com antecedência ou não.
  • Suporte a links unidirecionais: Tipicamente algoritmos de roteamento para redes ad-hoc assumem links bidirecionais, sendo que muitas propostas não funcionam sobre links unidirecionais. Entretanto estes podem ocorrer freqüentemente.