Pacotes reguladores hop a hop

Uma técnica de controle de congestionamento é utilizar pacotes regulares. Segundo essa abordagem, o roteador enviará um pacote regulador ao host de origem informando o destino encontrado no pacote. O pacote original é marcado para que ele não venha a gerar mais pacotes reguladores ao longo do caminho, e depois é encaminhado da forma habitual.

Ao receber o pacote regulador, o host de origem é obrigado a reduzir em X% o tráfego enviado ao destino especificado. O hosts podem reduzir o tráfego ajustando seus parâmetros de orientação como, por exemplo, o tamanho de sua janela. Em geral, o primeiro pacote regulador faz a taxa de dados se reduzir a 0,50 de valor anterior, o seguinte causa uma redução de 0,25, e assim por diante. Os aumentos são feitos em incrementos menores para impedir que voltem rapidamente a ocorrer congestionamentos.

Em altas velocidades ou em longas distâncias, o envio de um pacote regulador para os hosts de origem não funciona bem porque a reação é muito lenta. A propagação do regulador é mostrada como  na figura (a).

Um abordagem alternativa é fazer com que o pacote regulador tenha efeito a cada hop pelo qual passar, como a seqüência da figura (b). O efeito líquido desse esquema hop a hop é oferecer alívio rápido no ponto de congestionamento, ao preço de aumentar o consumo de buffers do fluxo ascendente (upstream). Dessa maneira, o congestionamento pode ser cortado pela raiz sem perda de pacotes.

 

Deixe uma resposta