Qualidade de Serviço (Quality of Service)

Para que uma aplicação que opere através de uma rede de computadores (voz, multimídia, vídeo conferência, etc.) tenha uma performance satisfatória para atender os requisitos pré-determinados é importante aplicar tecnologias que garantam o tráfego satisfatório e confiável dos dados. Esse é o princípio básico do QoS (Quality of Serviço) ou, qualidade de serviço.

Ainda que o conceito de QoS seja vago, ele pode ser definido por um número específico de parâmetros. O serviço de transporte pode permitir ao usuário determinar os valores preferenciais, os valores aceitáveis e os valores mínimos para vários parâmetros de serviço no momento em que uma conexão é estabelecida.

Os parâmetros típicos para a qualidade de serviço da camada de transporte são resumido em:

  • Retardo no estabelecimento da conexão. Definido como o tempo transcorrido entre a solicitação de uma conexão de transporte e o recebimento de sua confirmação pelo usuário do serviço de transporte.
  • Probabilidade de falha no estabelecimento da conexão. Definido como a possibilidade de um conexão não se estabelecer dentro de um período máximo estabelecido devido a, por exemplo, um congestionamento na rede.
  • Throughput. Esse parâmetro calcula o número de bytes do usuário transmitidos por segundo durante um determinado intervalo de tempo. O throughput é medido separadamente para cada direção.
  • Taxa de erros residuais. Esse parâmetro calcula o número de mensagens perdidas ou corrompidas em uma porcentagem do total enviado.
  • Proteção. Esse parâmetro oferece uma forma de o usuário de transporte especificar seu interesse no fato de a camada de transporte fornecer proteção contra a leitura, ou a modificação, de dados por parte de terceiros.
  • Prioridade. Esse parâmetro indica que algumas conexões são mais importantes que outras e, em caso de congestionamento, garantir que as conexões de maior prioridade sejam atendidas.
  • Resiliência. Esse parâmetro oferece à camada de transporte à probabilidade de finalizar uma conexão espontaneamente devido a problemas internos ou a congestionamento.

 

Deixe uma resposta