Veja como desenvolver um projeto de Inteligência Artificial


“Decodificando o Futuro” é a ferramenta para negócios tradicionais entrarem na era digital. Ideal para jovens sucessores de empresas familiares, este e-book guia na adoção de modelos digitais e sustentáveis, renovando o propósito original. Aprenda a inovar, adaptar a cultura interna e navegar no futuro dos negócios. Seu roteiro para uma transição bem-sucedida. [leia]



Roteamento por estado de enlace

Estado de enlace: Também definido como algoritmo Link State, este algoritmo trabalha baseado na ideia de que cada roteador possui informações sobre as redes que estão conectadas a ele e, periodicamente, testa para determinar se cada enlace está ativo. Com estas informações cada roteador divulga uma lista sobre o status de cada conexão, dizendo se estas estão ativas ou inativas. Baseado nessas informações, quando um roteador recebe um conjunto de mensagens sobre o estado dos enlaces das redes próximas a ele, é aplicado o algoritmo Dijskstra. Este algoritmo é aplicado baseado nas informações de cada roteador e é feito localmente a cada um destes, para o cálculo das melhores rotas para todos os destinos a partir de uma mesma origem.

Em termos de expansão, este algoritmo tem vantagem sobre o vetor distância, pois o cálculo do melhor caminho é feito localmente e não depende do cálculo de roteadores intermediários. Outra vantagem é que devido a suas características, este algoritmo converge mais rapidamente devido a utilização de flooding para divulgação do estado de seus enlaces, ou seja, divulga de forma mais eficaz os melhores caminhos para suas redes a todos os roteadores conectados.