RSVP The ReSerVation Protocol (I)

Entre 1995 e 1997, a IETF (Internet Engineering Task Force) dedicou um grande esforço à criação de uma arquitetura para multimídia de fluxo. Esse trabalho resultou em mais de duas dezenas de RFCs, começando com as RFCs 2205 a 2210. O nome genérico desse trabalho é algoritmos baseados em fluxo ou serviços integrados.

O principal protocolo da IETF para a arquitetura de serviços integrados é o RSVP (Resource reSerVation Protocol), descrito na RFC 2205 e em outras. Esse protocolo é empregado para fazer as reservas; outros protocolos são usados para transmitir os dados. O RSVP permite que vários transmissores enviem os dados para vários grupos de receptores, torna possível receptores individuais mudarem livremente de canais e otimiza o uso da largura de banda ao mesmo tempo que elimina o congestionamento.

Como exemplo, considere a rede da figura (a). Os hosts 1 e 2 são transmissores de multidifusão, e os hosts 3, 4 e 5 são receptores de multidifusão. Nesse exemplo, os transmissores e os receptores estão separados mas, em geral, os dois conjuntos podem se sobrepor. As árvores de multidifusão para os hosts 1 e 2 são mostradas na figura (b) e na figura (c ), respectivamente.

 

Deixe uma resposta