Enquadramento: bytes de flags com inserção de bytes

Esse método contorna o problema de ressincronização após um erro, fazendo cada quadro começar e terminar com bytes especiais. No passado, os bytes iniciais e finais eram diferentes mas, nos últimos anos, a maioria dos protocolos tem utilizado o mesmo byte, chamado byte de flag, como delimitador de início e de fim, como mostra a figura acima, na qual ele é representado por FLAG. Desse modo, se o receptor perder a sincronização, ele poderá simplesmente procurar pelo byte de flag para descobrir o fim do quadro atual. Dois bytes de flag consecutivos indicam o fim de um quadro e o início do próximo.

Ocorre um problema com esse método quando dados binários, como programas-objeto ou número em ponto flutuante, estão sendo transmitidos. È possível que o padrão de bits do byte de flag ocorra nos dados. Em geral, essa situação irá interferir no enquadramento. Uma forma de solucionar esse problema é fazer com que a camada de enlace de dados do transmissor inclua um caractere de escape especial (ESC) imediatamente antes de cada byte de flag “acidental” nos dados. A camada de enlace de dados da extremidade receptora remove o byte de escape antes de entregar os dados à camada de rede.