Comutação de circuitos

 

Slide14

Quando você ou seu computador efetua uma chamada telefônica, o equipamento de comutação do sistema telefônico procura um caminha físico desde o seu telefone até o telefone do receptor. Essa técnica, chamada comutação de circuitos, é apresentada na figura (a).

Esse dispositivo foi inventado por um agente funerário do século XIX, Almon B. Strowger. Logo depois que o telefone foi inventado, quando uma pessoa morria, alguém ligava para a telefonista e dizia: “Por favor, ligue-me com um agente funerário”. Infelizmente para Strowger, havia dois agentes funerários em sua cidade, e a esposa do outro agente era a telefonista da cidade. Ele percebeu rapidamente que teria que inventar um equipamento automático de comutação telefônica ou seu negócio iria à falência.

A alternativa para a comutação de circuitos é a comutação de pacotes, mostrada na figura (b). Com essa tecnologia, pacotes individuais são enviados conforme necessário, sem a configuração com antecedência de qualquer caminho dedicado. Cabe a cada pacote descobrir sozinho seu caminho até o destino.

As redes de comutação de pacotes impõem um limite máximo restrito sobre o tamanho do bloco, permitindo que os pacotes sejam armazenados temporariamente na memória principal do roteador e não em um disco. Assegurando que nenhum usuário poderá monopolizar uma linha de transmissão muito tempo, as redes de comutação de pacotes se adequam bem à manipulação de tráfego interativo.

 

Deixe uma resposta