O padrão IEEE 802.2: LLC

O padrão ANSI/IEEE 802.2 (ISO 8802-2) descreve as funções da camada de controle lógico de enlace (LLC) do padrão IEEE 802 (ISO 8802-2), comum aos vários métodos de acesso definidos na família de padrões IEEE 802, bem como a interface oferecida pela camada LLC para o nível de rede e a interface oferecida a camada de controle de acesso ao meio.

O IEEE 802.2 padrão é idêntico para todas as topologias de rede. Ele fornece uma interface comum entre os diferentes protocolos (IPX, TCP/IP, e outros) e os diferentes tipos de rede (Ethernet, Token Ring, etc).

O protocolo LLC funciona acima de todos os protocolos MAN e LAN 802, ocultando os diversos tipos de redes 802 e, fornecendo um único formato e uma única interface para a camada de rede. O uso mais comum do LLC ocorre do seguinte modo: quando a camada de rede de uma máquina transmite um pacote para a subcamada LLC (através de primitivas de acesso), esta fica responsável por adicionar um cabeçalho LLC contendo números de seqüência e de confirmação. A estrutura resultante é inserida no campo de carga útil de um quadro 802.x e, em seguida, é transmitida. No receptor ocorre o processo inverso.

Este protocolo fornece três tipos de classes de serviços:

– Tipo 1 – Sem conexão e sem reconhecimento

– Tipo 2 – Orientado a conexão

– Tipo 3 – Sem conexão e com reconhecimento

 

Deixe uma resposta