Switched Ethernet

Importante notar que o funcionamento da topologia em estrela depende do periférico concentrador utilizado, se for um hub ou um switch.

No caso da utilização de um hub, a topologia fisicamente será em estrela, como mostrada na figura no lado direito, porém logicamente ela continua sendo uma rede de topologia linear. O hub é um periférico que repete para todas as suas portas os pacotes que chegam, assim como ocorre na topologia linear. Desta forma, se a estação A enviar um quadro de dados para a estação B, todas as demais estações receberão o mesmo quadro. Portanto, continua havendo problemas de colisão e disputa para ver qual estação utilizará o meio físico.

Com a utilização de um switch, a rede será tanto fisicamente quanto logicamente em estrela. O switch tem a capacidade de analisar o cabeçalho de endereçamento dos quadros de dados, enviando os dados diretamente ao destino, sem replicá-lo desnecessariamente para todas as suas portas. Desta forma, se a estação A enviar um pacote de dados para a estação B, somente a estação de destino recebe o quadro de dados. Isso faz com que a rede torne-se mais segura e muito mais rápida, pois praticamente elimina problemas de colisão. Além disso, duas ou mais transmissões podem ser efetuadas simultaneamente, desde que tenham origem e destinos diferentes, o que não é possível quando utilizamos topologia linear ou topologia em estrela com hub.

Podemos considerar o switch um “hub inteligente”. Fisicamente ele é bem parecido com o hub, porém logicamente ele realmente opera a rede em forma de estrela. As switchs fazem o roteamento dos quadros a partir dos endereços MAC dos NICs (Network Interface Card). Cada placa tem um endereço único no mundo. Este endereço é formado pelo número do fabricante, reconhecido internacionalmente, e por um número atribuído pelo fabricante, garantindo a unicidade do endereço da placa.

Existem as switchs de nível 3, são periféricos que fazem o encaminhado de pacotes da camada rede, ou seja, da camada de nível 3 do modelo de referência OSI.

 

Deixe uma resposta