A camada de enlace de dados na Internet

A Internet consiste em máquinas individuais (hosts e roteadores) e na infra-estrutura de comunicação que as conecta. Dentro de um único prédio, as LANs são bastante utilizadas para interconexões, mas grande parte da infra-estrutura geograficamente distribuída é construída a partir de linhas privadas ponto-a-ponto.

Geralmente, o PC doméstico do usuário estabelece uma conexão com o roteador de um provedor de serviços da Internet, e depois atua como um host da Internet completo. Esse método de operação não difere de ter uma linha privada entre o PC e o roteador, exceto pelo fato de a conexão ser encerrada quando o usuário finaliza a sessão. A figura acima mostra um modem externo, entretanto hoje a maioria dos computadores possuem modems internos.

Observe que a conexão do PC é similar a uma LAN, a diferença é que o PC está remotamente instalado e a conexão ao invés de ser através de um cabo UTP categoria 5 ele está conectado através de uma linha telefônica com largura de banda de 4kHz. (O mesmo ocorre com as conexões através de ADSL).

O protocolo utilizado para a conexão remota é o PPP (Point-to-Point Protocol).

 

Deixe uma resposta