High-level Data Link Control (II)

O protocolo utiliza três tipos de quadros: de informação, de supervisão e não-numerado. O conteúdo do campo de controle para os três tipos são mostrados na figura acima. O quadro (a) “informação” tem seu bit 1 sempre em “0”. Os bits 2, 3 e 4 servem para indicar o número de seqüência (módulo 8) do quadro corrente. O bit P/F representa Poll/Final. Ele é utilizado quando um computador (ou concentrador) está consultando um grupo de terminais. Quando utilizado P, o computador está convidando o terminal a enviar os dados. Todos os quadros enviados pelo terminal, com exceção do quadro final, tem o bit P/F definido como P. O quadro final é definido como F. Os bits 6, 7 e 8 servem para indicar o número de seqüência do próximo quadro esperado.

O quadro de supervisão (b) é usado para funções de controle supervisório tais como confirmações, requisições de transmissão de quadros de informação e requisições para suspensão temporária de transmissão. Normalmente, utilizam-se apenas quadros de informação e supervisão numa comunicação. O quadro de supervisão ode ser utilizado para mandar confirmação de recepção sem ter que esperar por um tráfego reverso para “carona”.

O quadro não-numerado (c) é usado para prover funções adicionais de controle de enlace e não contém qualquer número de seqüência.

 

Deixe uma resposta