Ethernet em par-trançado

Slide12

O cabo de par trançado é composto por pares de fios, sendo que cada par é isolado do outro e todos são trançados juntos dentro de uma cobertura externa. Não há uma blindagem física na cabo UTP; ele obtém sua proteção pelo efeito de cancelamento mútuo dos campos eletromagnéticos devido aos fios estarem trançados. O efeito de cancelamento mútuo reduz a diafonia entre os pares de fios e diminui o nível de interferência eletromagnética e de radiofrequência  O cabo de par trançado sem blindagem projetado para redes contém quatro pares de fios de cobre sólidos. O cabo tem uma impedância de 100 ohms – um fator importante que o diferencia dos outros tipos de fios de telefone e de par trançado. O cabo de rede UTP tem um diâmetro externo de 1,17 polegada ou 4,3 mm. Esse tamanho reduzido representa uma vantagem durante a instalação.

Os pares trançados podem ser utilizados tanto para sinais analógicos como para sinais digitais. A largura de banda depende da espessura do fio e da distância percorrida. Em muitos casos é possível alcançar diversos megabits/s por alguns quilômetros. Devido ao custo e ao desempenho obtidos, os pares trançados são utilizados em larga escala e é provável que continuem nos próximos anos.

Existem vários tipos de cabeamento de pares trançados, dois dos quais são importantes para a comunicação de dados. Os pares trançados da categoria 3 com dois fios trançados. Em geral, quatro pares desse tipo são encapsulados dentro de uma capa protetora. Em 1988, foram lançados os pares trançados da categoria 5, mais avançados. Parecidos com os da categoria 3, porém com mais voltas por centímetro, permitindo um melhor desempenho e menor incidência de ruídos. Os cabos de categoria 3 e 5 tratam sinais de 16MHz e 100MHz, respectivamente. Os cabos de categoria 6 e 7 são capazes de tratar sinais com largura de banda de 250MHz e 600MHz, respectivamente.

As especificações dos cabos de Ethernet estão em constante evolução. Veja a tabela a seguir

CAT # Tipo de Cabo Largura de Banda (MHz) Taxa de Dados
CAT1 UTP Voz analógica
CAT2 UTP Voz digital
CAT3 UTP/ScTP/STP 16 MHz 4 Mbps
CAT4 UTP/ScTP/STP 20 MHz 16 Mbps
CAT5 UTP/ScTP/STP 100 MHz 100 Mbps
CAT5e UTP/ScTP/STP 100 MHz 1 Gbps
CAT6 UTP/ScTP/STP 250 MHz 10 Gbps (< 10 m)
CAT6a UTP/ScTP/STP 500 MHz 10 Gbps (> 10 m)
CAT7 ScTP/STP 600 MHz 10 Gbps / 100 m
CAT7a ScTP/STP 1000 MHz 40 Gbps (< 15 m)

Utilizando cabos de categoria 5 ou superior é possível montar redes conectando os computadores em hubs ou switches. Os hubs são equipamentos que apenas conectam os cabos e operam como se fosse uma topologia em barramento. Já os switches são equipamentos que permitem a montagem de um rede com topologia em estrela o que aumenta a performance da comunicação de dados entre as estações.

 

 

Deixe uma resposta