Definição de Hardware de Rede

As redes de difusão têm apenas um canal de comunicação, compartilhando por todas os equipamento da rede. Mensagem curtas, chamados de pacotes, são enviados por qualquer máquina e identificados pela máquina de destino. Quando as máquinas recebem um pacote, as máquinas verificam o campo de endereço e processará a mensagem se ela a máquina de destino, se não ela simplesmente ignorará o pacote.

Uma analogia é o anúncio de vôo num aeroporto, quando é informado o embarque de um determinado vôo apenas os passageiros daquele vôo atenderão o chamado, os demais simplesmente ignorarão o aviso.

Normalmente, os sistemas de difusão também oferecem a possibilidade de endereçamento para todos os destinos, com a utilização de um código especial no campo de endereço. Esse modo de operação é chamado difusão (broadcasting).  Alguns sistemas de difusão também permitem a transmissão para um grupo de equipamentos, que é conhecido como multidifusão (multicasting).

Por outro lado, as redes ponto-a-ponto consistem em muitas conexões entre pares de máquinas individuais. Para ir do ponto de origem até o destino um pacote deve percorrer o caminho através de várias máquinas intermediárias. Como é possível existir vários percursos diferentes que possuem características de tráfico distintas deve existir um algoritmo para decidir qual a melhor para encaminhar os pacotes.

 

Deixe uma resposta