Interconexão de sistemas

Slide21

Estão sendo desenvolvidas redes sem fio geograficamente distribuídas de alta largura de banda. O enfoque inicial é o acesso à Internet de alta velocidade sem fio a partir das casas e das empresas, sem a utilização do sistema de telefonia.

Tipicamente as redes metropolitanas tem uma cobertura de algumas dezenas de Km2 e distâncias de menos de 100Km. Essas redes também trabalham tipicamente em ambientes urbanos. Isso traz algumas dificuldades para uma rede sem fio, que tipicamente necessita de visada direta para trabalhar. Assim uma rede sem fio para área metropolitana deve ser capaz de trabalhar, de alguma maneira, sem a necessidade de visada (por exemplo, o sinal refletido em outros edifícios devem ser o suficiente para que o receptor recupere o sinal transmitido).

Neste mesmo caminho o IEEE está buscando um padrão para redes metropolitanas. Essa padrão será conhecido como IEEE 802.16, batizado de WIMAX. Esse padrão irá trazer ao mercado de redes sem fio MAN todas as vantagens que o IEEE 802.11b trouxe para as redes LAN.

 

Deixe uma resposta