Internet em cabo coaxial

Slide11

O cabo coaxial consiste em um fio de cobre esticado na parte central envolvido por material isolante. O isolante é envolvido por uma malha condutora cilíndrica entrelaçada. O condutor externo é coberto por uma camada plástica protetora. A construção e a blindagem do cabo oferecem uma boa combinação de alta largura de banda e um ótima imunidade a ruídos. Os cabos coaxiais eram muito utilizados na telefonia para transmissões de longas distâncias. Atualmente, estão sendo substituídos pelas fibras ópticas.

Eram bastante utilizados nas redes Ethernet 10Base2 e atingiam até 180 metros com taxa de transmissão de 10 Mbps. Utilizavam conectores BNC e a conexão entre os máquinas era em paralelos. Nas extremidade eram instaldos “terminators” de 50 ohms.  Uma desvantagem desse tipo de rede é a limitação do número de estações no segmento e a dificuldade de manutenção. A vantagem é o custo de instalação. Atualmente, as novas placas de rede não vem mais com o suporte aos conectores BNC, sendo preferido o uso de conectores RJ-45.

Os cabos coaxiais ainda são largamente utilizados nas redes de televisão por assinatura e podem além de transmitir os sinais de vídeo transmitem sinais de voz e dados. Praticamente, todas as operadoras de televisão por assinatura oferecem serviço de conexão banda larga através dos cabos coaxiais, serviço que utilizam a tecnologia de modem por cabo, ou cable modem.

 

Deixe uma resposta