Aplicações do Bluetooth

A maioria dos protocolos de rede só fornece canais entre entidades que se comunicam, deixando para os projetistas de aplicações a tarefa de descobrir a utilidade desses canis. Em contraste, a especificação Bluetooth V1.1 identifica 13 aplicações específicas que serão admitidas e fornece diferentes pilhas de protocolos para cada uma. As 13 aplicações, chamadas perfis, estão listadas na figura acima.

O perfil de acesso genérico não é realmente uma aplicação, mas sim a base sobre a qual são elaboradas as aplicações reais. Sua principal função é fornecer um meio para estabelecer e manter enlaces seguros entre o mestre e os escravos.

O perfil de porta serial é um protocolo de transporte utilizado pela maioria dos outros perfis. Ele emula uma linha serial e é especialmente útil para aplicações legadas que esperam encontrar uma linha serial.

Existe um grupo com perfis relacionadas às redes. O perfil de acesso de LAN permite que um dispositivo Bluetooth se conecte a uma rede fixa. Esse perfil é um concorrente direto do 802.11. O perfil de rede dial-up foi a motivação original do projeto. Ele permite que um notebook se conecte a um telefone móvel contendo um modem interno sem fio.

 

Deixe uma resposta