Serviços das LANs sem fio

Autenticação, Associação e Reassociação: permitem que estações continuem conectadas à infra-estrutura mesmo quando movimentam-se de uma BSA para outra. As estações utilizam procedimentos de varredura para determinar qual é o melhor AP (a potência do sinal e a qualidade da recepção dos quadros enviados pelos APs são considerados na classificação) e associam-se a ele, passando a acessar o sistema de distribuição através do AP escolhido.

Gerenciamento de energia: permite que as estações operem economizando energia. Para tal é necessário que o AP armazene temporariamente quadros endereçados a estações que estão poupando energia (operando com a função de recepção desabilitada – modo power save). O AP e as estações operam com relógios sincronizados, periodicamente as estações ligam seus receptores e o AP transmite quadros anunciando tráfego, para que as estações possam se preparar para receber os quadros a elas endereçados que estão armazenados no AP.

Sincronização: esta função deve garantir que as estações associadas a um AP estão sincronizadas por um relógio comum. A função de sincronização é implementada através de envio periódico de quadros (beacons) carregando o valor do relógio do AP. Esses quadros são usados pelas estações para atualizar seus relógios com base no valor neles transportado. A sincronização é usada, por exemplo, para programar o momento que uma estação deve ligar seu receptor (power up) para receber as mensagens enviadas periodicamente pelo AP anunciando tráfego.

 

Deixe uma resposta