O modelo de referência OSI

Slide3

As camadas 7 até 4 incluem as camadas superiores da pilha de protocolos OSI. Elas estão mais relacionadas com as aplicações dos que as camadas mais baixas (3 até 1) que foram projetadas para mover os pacotes não importando o seu conteúdo, de um lugar para outro.

Camada Aplicação (7) Esta camada superior define a linguagem e a sintaxe que os programas usam para se comunicar com outros programas. A camada de aplicação representa o propósito da comunicação. Por exemplo, um programa em uma estação cliente usa comandos para pedir dados de um programa no servidor. Funções comuns a esta camada estão: abrindo, fechando, lendo e gravando arquivos. Além disso, de transferir arquivos, enviar mensagens de correio eletrônico, executam jobs e obter informações dos recursos da rede a partir de servidores de diretórios.

Camada Apresentação (6) Quando são transmitidos dados entre tipos diferentes de sistemas de computador, a camada de apresentação negocia e administra os dados do modo como são representados e codificados. Por exemplo, a camada provê um denominador comum entre o código ASCII e EBCDIC, representação de ponto flutuante e formatos binários. O XDR da Sun Microsystem e o ASN.1 da OSI são dois protocolos usados para este propósito. Esta camada também é usada para criptografia.

Camada Sessão (5) Provê coordenação das comunicações de forma controlada. Determina se uma comunicação deve ser em apenas de um sentido ou em ambos sentidos e administra o diálogo entre ambos os pontos. Por exemplo, tendo certeza que o pedido anterior foi cumprido antes do próximo ser enviado. Também, estabelece marcas (“checkpoints”) para permitir uma rápida recuperação de uma falha de comunicação.

Na prática, esta camada ou seus serviços não são frequentemente utilizado, às vezes são incorporados na camada de transporte.

Transporte Camada (4) Esta camada é responsável pela validade da comunicação fim a fim e integridade da transmissão. As mais baixas camadas podem perder pacotes, mas a camada de transporte executa uma verificação da seqüência dos dados e assegura que se um arquivo de 12MB é enviado o destinatário recebe os mesmos 12MB. Alguns autores consideram essa a camada mais importante do modelo OSI.  Os serviços de transporte incluem camadas 1 a 4, coletivamente são responsável por entregar uma mensagem completa ou arquivo de enviada pela estação receptora sem erro.

 

Deixe uma resposta