Uma comparação entre os modelos de referência OSI e TCP/IP

Slide5

TCP/IP é um protocolo de comunicações desenvolvido por contrato pelo Departamento norte-americano de Defesa para dissiminar os sistemas inter-redes. Inventado por Vinton Cerf e Bob Kahn, este na verdade é um protocolo Unix que adotado pela Internet se tornou o padrão global para comunicações.

O TCP/IP foi desenhado segundo uma arquitetura de pilha, onde diversas camadas de software interagem somente com as camadas acima e abaixo. Há diversas semelhanças com o modelo  OSI , porém poder anterior ao modelo proposto por Vinton

O nome TCP/IP vem dos nomes dos protocolos mais utilizados desta pilha, o IP (Internet Protocol) e o TCP (Transmission Control Protocol). Mas a pilha TCP/IP possui ainda muitos outros protocolos, dos quais veremos apenas os mais importantes, vários deles necessários para que o TCP e o IP desempenhem corretamente as suas funções.

Visto superficialmente, o TCP/IP possui 4 camadas, desde as aplicações de rede até o meio físico que carrega os sinais elétricos até o seu destino:

 

Deixe uma resposta