Protocolo usando Go Back N

Os protocolos vistos até aqui tinham uma janela de transmissão igual a 1, ou seja, só enviavam um quadro após receberem confirmação da recepção do quadro enviado anteriormente. Como o tempo de transmissão de quadros não é desprezível, a adoção dessa técnica resulta, normalmente, em ineficiência. Se é permitido ao emissor enviar W quadros independentemente de confirmação do primeiro quadro, caracteriza-se um protocolo com janela de transmissão de tamanho W.

Um aspecto que merece consideração especial é o tratamento de ocorrência de erro de transmissão de quadro nos protocolos com janela de transmissão maior do que 1. Este tratamento está diretamente relacionado com o desempenho do protocolo. A título de ilustração, discute-se dois casos, descritos a seguir:

(1) janela de transmissão W > 1 e janela de recepção = 1;

(2) Janela de transmissão w > 1 e janela de recepção > 1.

Em ambos os casos existe temporização para retransmissão de cada quadro não confirmado.  Observe-se que, na figura (a), foram ignorados todos os quadros transmitidos a partir do quadro que se perdeu até o momento de terminada a temporização e a conseqüente retransmissão do quadro perdido. Com isto, todos os quadros que foram ignorados devem ser retransmitidos.

Na segunda figura (b), todos os quadros corretos, recebidos após o quadro que se perdeu, são armazenados ao invés de serem ignorados. Quando o emissor temporiza e retransmite o quadro perdido, somente alguns de seus sucessores são retransmitidos, pois o nodo já tem vários quadros corretos armazenados. O nodo então confirma o quadro de mais alta ordem, conforme mostra a figura.

 

Deixe uma resposta