Frame Relay

Slide9

O Frame Relay é um protocolo de WAN de alto-desempenho que opera nas camadas física e de enlace de dados do modelo OSI. O Frame Relay foi projetado originalmente para uso nas Redes Digitais de Serviços Integrados (RDSI). Porém, atualmente é usado por uma variedade de outras interfaces de rede. O Frame Relay oferece taxas de transmissão de até 45 bastante popular nas conexões entre LANs em distâncias remotas.

O nome vem do fato de que o Frame Relay não faz qualquer processo com pacotes da camada de rede. Sua filosofia é pegar um quadro que contém um fragmento de informação numa porta do DCE e encaminhá-la para outra porta do DCE, de forma ponto-a-ponto.

Voz sobre Frame Relay permite que a voz seja empacotada e viajar numa rede Frame Relay, trazendo significativas reduções de custo sem afetar a qualidade da voz, dependendo da configuração da rede.

Essas redes permitem que as estações dinamicamente compartilhem os meios de transmissão e a disponibilidade ociosa de transmissão. As seguintes técnicas são utilizadas nessa tecnologia: Quadros de tamanho variado e Multiplexação estatística

A técnica de quadros com variação de tamanho é usada para transferências de dados mais eficientes e flexíveis.

A técnica de multiplexação estatísticas controla o acesso na rede de comutação de quadros. A vantagem desta técnica é que oferece maior flexibilidade e uso mais eficiente da largura de banda. Atualmente, as LANs mais populares, como Ethernet e Token-Ring, são redes de comutação de quadros.

O Frame Relay é descrito freqüentemente como uma versão melhorada do X.25. Oferece menos robustez na retransmissão de dados do que o X.25, isso porque o Frame Relay opera em redes WAN que oferecem conexões mais confiáveis do que aquelas oferecidas nos anos setenta e inicio dos anos oitenta. O Frame Relay opera na camada de enlace de dados (camada 2) e o X.25 provê os serviços para a camada de rede (camada 3). Isto permite o Frame Relay oferecer um melhor desempenho e maior eficiência de transmissão que o X.25.

 

Deixe um comentário