Internet de 3º geração

A Internet Móvel vai ser um sucesso apenas se novas aplicações forem desenvolvidas para tirar proveito das características específicas do ambiente de internet móvel. Tais aplicações devem se beneficiar do acesso instantâneo a informações de necessidade imediata, assim como de novas funcionalidades como os serviços baseados em localização. Estas aplicações serão bastante diferentes de qualquer coisa na internet fixa hoje. Serão específicas para a internet móvel.

A internet móvel vai prover um canal importante para as empresas interagirem não somente com seus clientes, mas também com colaboradores e parceiros de negócios. Essa interação utilizando a internet móvel será parte de uma estratégia multi-canais, combinando email, lojas reais, call centers, internet fixa etc. Implicitamente percebe-se a necessidade de construir sistemas de retaguarda que permitam tal interação.

A maioria dos casos de sucesso no mercado corporativo fundamentam-se no aumento da eficiência das operações, economia de custos e integração com sistemas de retaguarda. Já os casos de sucesso no mercado de massa dependem principalmente da combinação de aplicativos com marcas conhecidas em outras mídias (ex. TV) ou conteúdo (músicas, artigos de revistas etc.).

Nos últimos meses foram lançados muitos serviços multimídia e com fotos, além da capacidade de pequenos vídeos- melhorando ainda mais a experiência final. A clara mensagem é que o momento é de experimentação, pois uma sólida base em internet móvel hoje pode ser um grande diferencial a medida em que as tecnologias evoluem, e elas evoluem naturalmente.

 

Deixe uma resposta