História do telefone (II)

Slide3De 1872 a 1875, Bell trabalhava no desenvolvimento de pesquisas que deram origem à criação do telefone. Ao sentir a necessidade de ter um modelista na confecção das peças de ferro dos seus inventos, começou a trabalhar com Thomas Watson. No dia 02 de julho de 1875, Bell e Watson estavam trabalhando, quando Watson , ao lidar com o transmissor, aparafusou por acaso a palheta com muita força e o som das cordas não se fez ouvir quando ele a largou. No receptor, Bell ouviu um som muito diferente e verificou que a palheta produziu um som diferente: “toing”. Com isso, Bell percebeu que estava próximo do êxito de sua invenção e pediu para Watson construir o modelo do primeiro telefone. O aparelho primitivo transmitia sons reconhecíveis de voz e não propriamente palavras.

Depois dos testes finais, Bell já estava desenvolvendo um processo de colocar na linha do telefone uma corrente ondulatória mais forte por indução magnética. No dia 14 de fevereiro de 1876, Bell ingressou com o pedido de patente do telefone e, por coincidência, um outro inventor, Elisha Gray, também fez a mesma solicitação. Porém a patente foi deferida a Bell, por ter o seu pedido registrado duas horas antes que o de Gray. A primeira patente telefônica de Bell foi concedida no dia 07 de março de 1876.

Outro episódio acidental ocorreu com Bell, que derrubou um pouco de ácido na sua roupa ao limpar uma bateria. Os aparelhos estavam ligados para testes. Bell pediu ajuda a Watson, chamando-o. Na sala ao lado, junto ao outro aparelho, a frase chegou clara e completa até Watson. Esta foi a primeira vez que isso aconteceu no mundo. Por isso, o dia 10 de março de 1876 é considerado a data histórica do nascimento do telefone.

No dia 25 de junho de 1876, Graham Bell estava expondo o seu invento em um simples estande na Exposição do Primeiro Centenário da Grande República dos EUA, na Filadélfia, quando encontrou com D. Pedro II, que o conhecia por seu trabalho como professor de surdos-mudos. Ele demonstrou interesse em experimentar o invento de Bell em público. Bell recitou Shakespeare e espantado, D. Pedro II falou a famosa frase que entrou para a história: “Meu Deus, isto fala!”. Um ano depois, o primeiro telefone foi instalado no Brasil na loja “O Grande Mágico” no centro do Rio de Janeiro. No dia 15 de novembro de 1879, D. Pedro II outorgava a primeira concessão para a exploração dos serviços telefônicos no Brasil.
(fonte: Museu do Telephone da Telemar)

 

Deixe uma resposta