História do telefone (III)

 

Slide4Demonstrações consecutivas superaram o ceticismo público sobre o telefone. A primeira conversa telefônica externa foi entre Bell e Watson, em 9 de outubro de 1876, e ocorreu entre as cidades de Boston e Cambridge, em Massachusetts. Em 1877, foi instalado o primeiro telefone residencial, e foi conduzida uma conversa entre Boston e Nova Iorque, usando linhas de telégrafo. No mesmo ano, enquanto estava em lua-de-mel, Bell introduziu o telefone na Inglaterra e na França.

Alexander Graham Bell ofereceu a venda de sua invenção para a companhia Western Union and Telegraph, por $100.000, mas a empresa recusou. E então, em julho de 1877, ele e seus parceiros fundaram sua própria companhia, que antecedeu a atual gigante global das telecomunicações, a Companhia Americana de Telefone e Telégrafo (American Telephone and Telegraph Company – AT&T). O telefone tornou-se um enorme sucesso econômico e a AT&T uma das maiores e melhores companhias mundiais.

Em 1879, Bell e sua esposa venderam aproximadamente 15% das ações de sua companhia telefônica. Aparentemente eles não perceberam os lucros fantásticos que a companhia iria gerar, porque sete meses depois, eles já haviam vendido a maioria de suas ações ao preço médio de 250 dólares americanos a ação. Em novembro, cada ação da empresa estava sendo vendida ao preço de $1000. Apesar de terem vendido sua participação a um preço historicamente baixo, em 1883, Bell e sua esposa já haviam lucrado por volta de 1 milhão de dólares. (Devemos lembrar que, naquela época, esta quantia representava muito mais do que vale hoje).

As contribuições de Bell para o desenvolvimento da ciência são imensuráveis. A revista americana Science, que posteriormente tornou-se órgão oficial da Associação Americana para Avanço da Ciência, foi fundada em 1880 devido a esforços do próprio Bell. Ele também foi presidente da Sociedade Geográfica Nacional de 1896 a 1904. A aviação foi um de seus primeiros interesses, e ele também realizou contribuições importantes para este campo da ciência.

Dentre todos os sucessos de sua vida, o telefone permanece como o principal. Poucas outras invenções humanas tiveram tanta influência sobre o mundo. Além disso, Graham foi a primeira pessoa a desenvolver um método para reproduzir sons, e este conhecimento foi usado no desenvolvimento de outros importantes aparelhos tais como o toca-discos. (fonte: www.10emtudo.com.br)

 

Deixe uma resposta