Modem (I)

 

Slide17Quando você configura seu modem para entrar em contato com o provedor de Internet, ocorre todo um processo de estabelecimento de comunicação entre seu computador e os servidores do provedor. Seu modem, após a discagem, emite uma série de barulhos para que a comunicação seja feita. Quando você usa algum software (como o Dial-Up no Windows e o KPPP no Linux) para tentar se conectar à Internet, esse programa envia um sinal chamado DTR (Data Terminal Ready) para o modem instalado em seu computador. O modem “responde” enviando uma sinal chamado DSR (Data Set Ready), que avisa o computador “que está tudo ok” para que uma conexão seja tentada.

O próximo passo é dado pelo software que gerencia a conexão, que envia ao modem uma instrução chamada TDL (Trasmit Data Line), que faz o modem abrir uma conexão com a linha telefônica. É um procedimento parecido com quando tiramos o fone do gancho para fazer uma ligação. O software, após realizar esta ação, envia ao modem informações que indicam o número telefônico a ser discado e dados extras referentes à conexão com a Internet.

Quando o modem está estabelecendo uma conexão, um outro equipamento “responde”: trata-se de um modem especial, ligado aos servidores do provedor de Internet. É neste instante que ocorre aquela série de ruídos, chamada de handshaking (algo como “aperto de mãos”). Quando a conexão finalmente é estabelecida, o modem envia ao software gerenciador um sinal chamado Carrier Detect, que permite ao computador enviar dados ao modem para que este os transmita.

Durante o handshaking, uma série de “acordos” são estabelecidos: os dois modems (o do seu computador e o do provedor) determinam qual será a velocidade de transmissão de dados, qual a quantidade de bits por pacote, quantos bits serão usados para representar o início e fim de cada pacote, se um sistema de detecção de erros será usado, entre outras parâmetros necessários. Caso essas questões não sejam tratadas, a conexão pode ficar seriamente comprometida, já que um modem pode enviar dados mais rapidamente que o outro, a definição acerca dos pacotes de dados podem ter diferenças (e estas necessitam serem iguais), além de outros problemas.

 

Deixe uma resposta