Moderno sistema telefônico

 

Slide5A comunicação via redes de pacotes como IP, ATM e Frame Relay estão tendo a preferência dos planejadores de redes corporativas. Alguns especialistas afirmam que o tráfico de dados superará o tráfico de voz. Se já não ultrapassou. Atualmente, as empresas estão avaliando o transporte de voz sobre as redes IP para reduzir os custos de telefonia e fax, com a vantagem de utilização de aplicações multimídia avançadas. Os serviços de transmissão de voz sobre redes IP oferecem alta qualidade e podem ser integrados aos serviços de dados e vídeo, tornando realidade a convergência dos serviços. A tecnologia de voz sobre IP (VoIP) está provando que pode ser viável, adota padrões internacionais e pode ser implementada em escala mundial. Os desafios encontrados pelos provedores de telecomunicações para liberar produtos comerciais estão sendo vencidos. Esses desafios incluem a interoperacionalidade entre redes, perda de pacotes, retardo (delay), escalabilidade e confiabilidade. A Internet e as Intranet corporativas estão sendo habilitadas para transportar todo o tráfico de voz requerido pelas organizações.

Nos últimos anos os vendedores de soluções VoIP apresentavam as vantagens do uso da nova tecnologia. Atualmente, a tecnologia já está madura o suficiente para atender as expectativas das empresas com diferentes portes. Hoje os telefones baseados em IP já possuem as seguintes características:

Som igual aos telefones tradicionais. Com a implementação da qualidade de serviço (QoS) nas redes IP para executar aplicações VoIP possuem excelente qualidade.

São confiáveis o suficiente para suporta os negócios das empresas. Apesar dos rumores de falta de confiabilidade da tecnologia VoIP difundida pelos vendedores de PBX tradicionais, a tecnologia VoIP está bastante confiável, com facilidades de roteamento automático contra falhas e substituição de componentes em operação.

Oferecer no mínimo os mesmos custos dos PBX tradicionais. Em última análise o que se busca é redução dos custos mantendo no mínimo a mesma qualidade e isso a atual tecnologia de VoIP está conseguindo. Em alguns casos, onde a infra-estrutura de rede é robusta e de grande capacidade para tráfego de dados, existem cortes de custos no curto prazo.

 

Deixe uma resposta