Modulação digital

Slide11O sinal (bit) pode ser enviado basicamente de duas formas: digital e analógica. Para cada caso existem técnicas particulares a serem empregadas.

A modulação constitui-se na técnica empregada para modificar um sinal com a finalidade de transportar uma informação através do canal de comunicação e recuperar o sinal, na sua forma original, no destino. A onda padrão possui amplitude, freqüência e fase, sendo que a amplitude é medida em voltagem ou corrente; a freqüência é o número de ciclos de ondas transmitidas em uma unidade de tempo (Hertz) e, finalmente, a fase que consiste no ponto onde ocorreu o avanço da onda padrão (ângulo do sinal senoidal)

Embora sejam possíveis duas técnicas para transmissão (digital e analógica), somente a analógica realiza modulação, uma vez que a técnica digital usa o recurso de codificação de pulsos.

A modulação digital tem preferência sobre a analógica devido a um fator fundamental: a informação transmitida na forma digital pode ser regenerada, replicada e retransmitida, mantendo-se livre de distorções. Esta vantagem, entretanto, possui um certo custo: o sinal modulado digitalmente ocupa maior largura de faixa que seu correspondente modulado analogicamente. Outra vantagem da modulação digital consiste na possibilidade de multiplexação de sinais de informação originalmente analógica juntamente com dados provenientes de computadores os quais já são digitais por natureza.

A técnica de codificação de dados utilizada nesta solução é em geral a NRZ (Nonreturn-to-zero). O esquema NRZ não requer nenhum formato especial para codificação e decodificação. Simplesmente, ele representa o 1 como nível alto e o 0 como nível baixo, conforme mostrado na figura. Esta solução, embora teoricamente simples, apresenta alguns problemas práticos. Um deles é a necessidade de dois canais de transmissão (um para dados e outro para o relógio), com toda a duplicação dos circuitos de transmissão o que encarece a transmissão.

Na modulação digital é possível o envio de mais de um bit por sinalização, como é o caso das técnicas de codificação 4-PAM e 8-PAM, como mostra a figura.

 

Deixe uma resposta