Tipos de modulação (IV)

 

Slide15Todos os modems avançados utilizam uma combinação de técnicas de modulação para transmitir vários bits por baud. Com freqüência, várias amplitudes e vários deslocamento de fase são combinados para transmitir diversos bits/símbolos.

A figura (a) mostra os pontos 45, 135, 225 e 315 graus com amplitude constante (distância a partir da origem). A fase de um ponto é indicada pelo ângulo que uma linha dele até a origem forma com o eixo x positivo. A figura (a) tem quatro combinações válidas e pode ser usada para transmitir dois bits por símbolo. Ela é QPSK  -Quadrature Phase Shift Keying  –  chaveamento por deslocamento de fase de quadratura.

Na figura (b) observamos uma outra estrutura de modulação, na qual são usadas quatro amplitudes e quatro fases, dando um total de 16 combinações diferentes. Esse esquema de modulação pode ser usado para transmitir quatro bits por símbolo. Ele é chamado QAM-16 (Quadrature Amplitude Modulation  –  modulação por amplitude de quadratura). A QAM-16 pode transmitir, por exemplo, 9.600 bps por uma linha de 2.400 bauds.

A figura (c) é um outro esquema de modulação. Permite 64 combinações diferentes, transmitindo 6 bits por símbolo.

 

Deixe uma resposta