Transmissão do sinal digital

Slide10Dados digitais são informações codificadas sob a forma de dígitos que podem assumir um certo número de estados possíveis. Quando esses dígitos podem assumir dois estados, dizemos que são dígitos binários ou “bits” ( “BInary digiTS). Importante observar a existência de apenas dois estados possíveis para o bit, ou o bit é 1 ou é 0.

Interligar duas máquinas digitais é fazer a transmissão de dados digitais entre elas. Basicamente, os dados podem ser transmitidos de duas forma: paralela ou serial. Na transmissão paralela, vários bits (um conjunto) são transmitidos simultaneamente. Na transmissão serial, os bits são transmitidos um após o outro, o que exige apenas um par de fios.

Na transmissão serial o conceito de sincronismo é importante, devido ao fato que os bits chegam um após o outro. Existe a necessidade do receptor saber quais bits pertencem a cada mensagem, normalmente codificadas em caracteres.

A transmissão serial pode ser feita no modo síncrono ou assíncrono. No modo assíncrono, cada caractere do código utilizado possui uma informação de sincronismo própria. A forma mais usual de se fazer inserir um bit de “start” e um outro no final da seqüência do caractere de “stop”.

Na transmissão síncrono, um sinal específico de sincronismo deve ser transmitido junto com os dados, a fim de marcar o centro de cada bit para o receptor.

 

Deixe uma resposta