LMDS

 

Slide13A tecnologia LMDS foi desenvolvida a partir de 1986, usando como meio de transmissão rádios microondas em configuração ponto multiponto formando células para otimizar a cobertura de uma localidade.

Inicialmente a tecnologia LMDS oferecia serviços de TV por assinatura, a partir da transmissão analógica de sinais de televisão. Hoje, com o desenvolvimento das tecnologias de transmissão digital, o LMDS tornou-se uma excelente alternativa para acesso de última milha de serviços da banda larga.

Os sistemas baseados na tecnologia LMDS disponíveis no mercado atualmente fornecem, entre outras, as interfaces Ethernet a 10 Mbit/s, E1 full e fracionado, ATM a 25 Mbit/s e Frame Relay. Com o desenvolvimento da tecnologia, interfaces de maior velocidade poderão ser disponibilizadas, tais como E3, T3 e Fast Ethernet a 100 Mbit/s.

A partir dessas interfaces podem ser fornecidos serviços de interligação de redes corporativas (VPN), de acesso à internet em banda larga (incluindo aplicações VoIP, Vídeo Conferência e Video On Demand), e outros serviços de banda larga.

As faixas de freqüência utilizadas pelo LMDS estão na região entre 25 e 30 GHz, sendo também utilizada a faixa de 38 GHz. Cada país segue sua própria regulamentação, dividindo esse espectro conforme a conveniência de cada local.

Alguns países, a exemplo do Brasil, seguem a regulamentação americana que respeita a faixa reservada à Nasa na região espectral de 28,5 GHz, e não a utilizam para a tecnologia LMDS. Já países como o Canadá regulamentaram serviços para a tecnologia LMDS também na referida freqüência.
(fonte: www.teleco.com.br)

 

Deixe uma resposta