O espectro eletromagnético (III)

 

Slide5O que diferencia uma Onda Eletromagnética de outra é sua freqüência (ou seu comprimento de onda). Todas elas, entretanto, propagam-se no vácuo (e, aproximadamente, no ar) com a mesma velocidade. Temos diversos tipos de ondas eletromagnéticas

Ondas de Rádio – Essas ondas apresentam freqüências compreendidas entre 1000 e 100.000.000 Hz. Por serem facilmente refletidas pela camada ionizada da atmosfera (ionosfera), podem ser emitidas e captadas a grandes distâncias. São produzidas por oscilações de elétrons em antenas metálicas.

Microondas – TV e Radar – De freqüências compreendidas entre cem milhões e um trilhão de Hertz, as microondas são usadas amplamente em telecomunicações, transportando sinais de TV e transmissões telefônicas. Como não são refletidos pela ionosfera, para serem captadas a longa distância, as microondas são transmitidas por estações repetidoras ou via satélites.

Radiação Infravermelha – São ondas eletromagnéticas com freqüência desde cerca de 10 (elevado a 11) Hz até 10 (elevado a 14)Hz. Esse tipo de radiação é emitido pelos átomos em vibração de um corpo aquecido. O calor abrasante que sentimos quando tomamos um banho de sol, ou quando estamos próximos a uma lareira, é, em grande parte, devido à radiação infravermelha (radiação térmica de calor).

Raio Laser – Em 1960, foi inventado um processo, denominado emissão estimulada, por meio do qual se obtém um feixe de luz de uma mesma cor (mesma freqüência), concentrado e em fase. A palavra laser é uma abreviação de “light amplification by estimulated emission of radiation” (amplificação da luz por emissão estimulada de radiação). Com o laser é possível obter-se uma grande concentração de energia em um estreito feixe de luz. É possível conseguir um raio laser muito fino e de grande intensidade.

Raio Ultravioleta – São ondas eletromagnéticas de freqüências superiores à da luz violeta, podendo chegar até 10 a oitava Hz (cem milhões). Esse tipo de radiação é emitido por átomos excitados, por exemplo, em lâmpadas de vapor de Hg, acompanhando a luz por elas emitida. Raio X – Esse  tipo de radiação possui altíssimas freqüências (de 10 elevado à 17 Hz a 10 elevado a 21 Hz). Por desconhecer inicialmente a natureza desse tipo de radiação, Röntren denominou-a raios X. Os raios x tem propriedades de atravessar materiais de baixa densidade, como, por exemplo, os músculos de uma pessoa, e de serem absorvidos por materiais de densidade elevada, como, por exemplo, os ossos do corpo de qualquer pessoa. Essa propriedade permite que os raios x sejam amplamente utilizados para se obterem radiografias. , etc.

Raios Gama – Ondas eletromagnéticas que apresentam as mais altas freqüências do aspecto eletromagnético;

 

Deixe uma resposta